Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Chuvas que caíram sobre as lavouras devem impactar na produtividade da oleaginosa no Estado

Nas últimas semanas, os produtores do Paraná avançaram os trabalhos no campo e a colheita de soja chegou a 41% dos 5,26 milhões de hectares plantados. Da área total, 82% encontram-se em boas condições, de acordo com Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral).

Segundo Francisco Carlos Simioni, diretor do Deral, as chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas prejudicaram o início da colheita e podem interferir no rendimento do agricultor paranaense. "Estamos fazendo levantamento, mas já verificamos perdas de produtividade por conta do excesso de umidade, que prejudicou a formação dos grãos", avalia.

Segundo a última estimativa feita pelo Deral, a produção de soja no Paraná deve ser de 18,08 milhões de toneladas em 2015/16, acréscimo de 7% em relação à safra anterior. A produtividade esperada é de  3.436 quilos por hectare, 3% acima da safra passada.

Milho - O plantio de milho segunda safra também avança nas lavouras paranaenses e chega a 60% da área, estimada em 2,03 milhões de hectares. O Deral estima uma produção de 11,8 milhões de toneladas nessa safra, 2% mais do que no período 2014/2015.

Asimp/Sistema Faep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.