Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O plantio da safra de grãos de verão voltou a acelerar no Paraná, conforme o relatório mensal divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento. A falta de chuvas, principalmente em outubro até o início de novembro, atrasou o plantio e o desenvolvimento das principais culturas. Com as chuvas, a previsão é de recuperação da normalidade nas lavouras nos próximos dias. 

A cultura mais afetada com a seca até o momento é o feijão, porque é plantado mais cedo. Para as demais a influência do clima poderá ser a de redução da produtividade. Mesmo assim, conforme o relatório do Deral, o potencial de produção ainda indica uma safra de verão superior a do ano passado. A previsão é de 22,17 milhões de toneladas de grãos, volume 8% acima do ano passado, quando foram colhidos 20,57 milhões de toneladas.


SOJA – A soja deverá ocupar área recorde de plantio, com aumento de 3% em relação ao ano anterior -passado de 4,9 milhões de hectares para 5,06 milhões de hectares. Segundo o Deral, a estimativa aponta para uma produção recorde de 17,11 milhões de toneladas, um aumento de 17% em relação à safra anterior.

De acordo com o economista Marcelo Garrido, chefe da conjuntura agropecuária do Deral, o plantio de soja ficou atrasado em outubro por causa do período seco mais longo, mas depois voltou a recuperar com o retorno das chuvas em novembro. Apesar da evolução, ainda não está dentro da normalidade, situação que se espera alcançar nesse mês de dezembro.

MILHO – O plantio do milho também foi afetado pela baixa umidade. A engenheira agrônoma Juliana Tieme Yagushi explica que o produtor enfrentou problemas como a elevação na incidência de pragas e no prejuízo ao desenvolvimento das plantas.

As últimas chuvas melhoraram a situação das lavouras, embora exista um indicativo de redução na produtividade em algumas regiões. “O clima daqui para frente será determinante para avaliação do potencial produtivo da cultura”, disse a técnica.

Segundo o Deral, repete-se a estimativa prevista para o milho, que é o de ocupar a menor área plantada no estado durante a primeira safra de grãos. A área da primeira safra passa de 665.085 hectares para 535.193 hectares - queda de 20% na área plantada. Já a estimativa de produção aponta para uma redução de 16% em relação ao ano passado, devendo ser colhidas 4,55 milhões de toneladas, contra 5,44 milhões de toneladas colhidas no ano passado.

INVERNO - Ao contrário das culturas de verão, a safra de trigo de 2014 foi prejudicada pelas chuvas ocorridas no final de setembro. Segundo o diretor do Deral, em exercício, Carlos Hugo Godinho, o bom desempenho das lavouras prenunciava uma colheita recorde de 4,1 milhões de toneladas, mas essa estimativa foi afetada pelas chuvas. 

Com isso, o potencial de produção foi reavaliado para uma colheita de 3,78 milhões de toneladas, uma quebra de 6% em relação ao potencial inicial mas ainda uma produção recorde para o Estado.

A mesma situação se repetiu com as lavouras de cevada, plantadas na região Centro-Sul do Estado. O economista Methodio Groxko, do Deral, explica que o excesso de chuvas derrubou a produtividade esperada da cevada em 13% em relação ao que foi colhido no ano passado. A produtividade inicial esperada apontava para 4.100 quilos por hectare e agora foi reavaliada para 3.600 quilos por hectare.

PREJUÍZOS - Das culturas de verão, apenas a cultura de feijão tem redução de produção consolidada em relação ao que vinha sendo esperado. O Deral estima uma redução de 5% no potencial de produção em relação ao que vinha sendo estimado inicialmente.

O feijão da primeira safra, cujo plantio iniciou em meados de agosto, ocupou apenas 80% da área plantada no ano passado – passando de 283 mil hectares para 193,7 mil – queda de 20%.

Segundo o engenheiro agrônomo Carlos Alberto Salvador a cultura também vem sendo afetada pelo período mais seco, que influenciou a perda efetiva nas lavouras plantadas mais cedo. Com a regularização das chuvas a tendência é de melhora na produtividade das lavouras plantadas posteriormente.

Cerca de 4% da área plantada de feijão no Estado já foi colhido. A expectativa é que até o final da safra sejam colhidas 343.185 toneladas, volume 14% menor em relação a igual período do ano passado quando foram colhidas 399.693 toneladas.

COMERCIALIZAÇÃO - Com exceção do milho, todos os demais grãos estão com cotações abaixo das praticadas no ano passado. Conforme o relatório do Deral, a comercialização de grãos está em compasso de espera. Os produtores estão relativamente capitalizados e sem pressa para vender a produção, embora haja demanda. 

Para se ter ideia, a safra de soja do Paraná está apenas com 9 % do volume a ser colhido vendido, enquanto a média dos últimos anos para essa época é de 26%. O milho está com apenas 1% do volume vendido, enquanto a média para esse período é de 8%. Além disso, 45% da segunda safra de milho 2013/14 ainda está estocada.

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.