Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Paraná é o 3º maior produtor de lichia do Brasil e, mesmo com redução de área e volume nos últimos anos, está presente no VBP de 43 municípios. A análise está no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária.

As festas natalinas e de ano-novo são repletas, também, de frutas. Entre elas, a lichia é uma das que aparecem nas ceias tanto pelo sabor, como pela beleza decorativa. O que é facilitado em razão da concentração de oferta ser em dezembro. Esse é um dos assuntos analisados no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, referente ao período de 26 de novembro a 2 de dezembro. O documento é preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Em 2020, as unidades da Ceasa no Paraná comercializaram 60 toneladas da fruta. A maioria (41 toneladas) foi transacionada em dezembro, cristalizando a lichia como “fruta das festas de final de ano”. Em 2021, já passaram pelas Centrais do Estado 7 toneladas, mas aguarda-se um aumento expressivo para os próximos dias.

Do total comercializado nas Ceasas no ano passado, 83,8% tiveram origem em pomares do Estado. De São Paulo chegaram 12,4% e Minas Gerais contribuiu com 3,9%. O preço médio ficou em R$ 12,27 o quilo.

Apesar da redução significativa de 42,8% em área e de 51,2% no volume de colheitas observada nos últimos anos, o Paraná é o terceiro maior produtor de lichia do Brasil, atrás de São Paulo e Minas Gerais, com participação de 13,9%. Com 172 hectares plantados em 2020, de onde foram retiradas 1,3 mil toneladas da fruta, a cultura alcançou Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 11,7 milhões.

A produção paranaense está concentrada na região de Jacarezinho (Norte Pioneiro), com 63,7% de participação. O município de Carlópolis é o principal produtor, respondendo por 38,7% das colheitas. Os Núcleos Regionais de Cornélio Procópio (18,3%) e Maringá (11%), no Noroeste também têm boa representatividade. A fruta está presente no VBP de 43 municípios no Estado.

A lichia tem uma história que ultrapassa 2 mil anos, com raízes no Sul subtropical da China e Norte do Vietnã. Um estudo publicado pela Sociedade Internacional de Ciência Hortícola estima que, em 2018, a produção mundial foi de 3,5 milhões de toneladas, e a China respondeu por 80% (2,8 milhões de toneladas). O último dado brasileiro é do IBGE, de 2017, que mostra 1.037 hectares, onde se colheu 5.103 toneladas.

Trigo e feijão

Com a colheita de trigo se encerrando, os produtores miram a safra 2022. O boletim do Deral aponta que, entre os fatores que devem influenciar o plantio, estão a escolha do período ideal, a análise comparativa com os preços do milho e a elevação dos custos de produção.

Em relação ao feijão, o documento registra que a totalidade da área de 140,1 mil hectares da primeira safra já está plantada e as colheitas começam pela região de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado. A estimativa é colher 276,2 mil toneladas.

Soja e milho

A semeadura da soja no Paraná está em 99% dos 5,57 milhões de hectares, equiparando-se ao que estava plantado no mesmo período do ano passado. No entanto, a situação climática preocupa, pois novembro apresentou chuvas escassas e irregulares, além de altas temperaturas no período diurno.

O documento preparado pelos técnicos do Deral diz que 7% da área total de milho está em frutificação. É uma fase em que as condições climáticas têm bastante importância. Por isso, em algumas regiões o estado de atenção é maior, em razão da falta de umidade no solo.

Mandioca e cebola

O tempo mais seco dos últimos dias voltou a dificultar a colheita da mandioca, que está em 90%. Os núcleos de Paranavaí e Umuarama, no Noroeste, são os mais afetados. Já o plantio da nova safra 2021/22 encerrou-se, com a ocupação de 128.450 hectares.

O documento diz, ainda, que a área destinada ao cultivo da cebola é de 3,9 mil hectares, declínio de 6% em relação à safra do ano anterior. O plantio está encerrado. O volume de produção pode chegar a 107,7 mil toneladas, o que representa queda de 5%. Por enquanto, 20% já foram colhidos.

Ovinos e aves

Sobre ovinos, o registro é das altas expressivas observadas na carne a partir de outubro. A ovinocultura apresenta preços defasados em relação a outras atividades pecuárias, sendo uma cultura que demanda custos elevados como as demais cadeias.

O boletim ainda cita a projeção da Conab de que a produção brasileira de carne de frango deve alcançar 15,345 milhões de toneladas este ano, acréscimo de 4,5% em relação a 2020. Na exportação, a previsão é de atingir o recorde de 4,468 milhões de toneladas, representando crescimento de 8,3%.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.