Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O PL 5352/2016 pretende incluir os pescadores artesanais na lista de fornecedores para o Programa Nacional de Alimentação Escola (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

A Comissão de Educação aprovou, ontem (4), o parecer do deputado federal Diego Garcia (Podemos-PR) ao projeto de lei 5352/2016, de autoria do deputado Helder Salomão, que propõe incluir os pescadores artesanais na lista de fornecedores de gêneros alimentícios para o Programa Nacional de Alimentação Escola (PNAE), do Ministério da Educação, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério da Cidadania.

O objetivo da proposta é beneficiar os agricultores familiares, promovendo maior efetividade no cumprimento dos dispositivos legais que incentivam a compra dos produtos provenientes de sua atividade. Além disso, o PL também determina que deverá ser assegurada ampla divulgação ao procedimento de aquisição de gêneros alimentícios, bem como o envio do respectivo edital ao órgão executivo federal responsável pelo programa.

A agricultura familiar, praticada por pequenos agricultores, sitiantes, assentados e outros membros de comunidades tradicionais, ainda que operando em desvantagem em relação a incentivos, créditos e subsídios governamentais, quando comparada à agricultura extensiva e exportadora, é responsável por considerável parcela dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. De acordo com os dados do último Censo Agropecuário do IBGE, 80% das propriedades rurais do Paraná são de estabelecimentos da agricultura familiar.

Além disso, segundo o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o litoral paranaense possui 90 km de costa e, com a soma das baías de Guaqueçaba, Antonina, Paranaguá e Guaratuba, mais de 4000 km de costa interna. E é considerado o terceiro celeiro de reprodução de animais aquáticos marinhos do mundo, com baixos níveis de poluição. No entanto, ainda de acordo com o Instituto, a renda obtida com a atividade pesqueira em todos os ambientes é baixa e raramente ultrapassa a um e meio salários mínimos nacionais por mês.

Diego Garcia afirma que o Paraná já vem se destacando nas compras institucionais por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a partir da lei 11947/2009, que determina que pelo menos 30% das compras para a alimentação escolar pública sejam oriundas da agricultura familiar local. “Tenho certeza de que, ao inserirmos os pescadores artesanais também no PNAE e no PAA, os ganhos para o desenvolvimento econômico e para a produção das populações rurais do Brasil e do Paraná serão imensos. É de fundamental importância que os pequenos agricultores e suas famílias encontrem cada vez maior demanda e melhores condições de comercialização e distribuição”, destaca.

A proposta já foi aprovada na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e na Comissão de Educação. Agora, falta ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e, em seguida, irá ao Senado Federal, por ser de caráter conclusivo nas comissões.

Mariana Torres/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.