Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o objetivo de divulgar resultados de pesquisa sobre o Complexo Respiratório os suínos (CRS), com ênfase a Pasteurella multocida (Pm), pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), realizam no dia 23 de outubro, das 8 às 17 horas, um curso técnico sobre o assunto. O público alvo são técnicos que atuam na suinocultura e que tem interesse no tema.

A programação inclui sete palestras e espaço para debates. O evento inicia às 8 horas, com a recepção dos participantes e a abertura. Para às 8h30 está marcada a primeira palestra, que abordará o tema “Características clínicas, patológicas e etiológicas do CRS em rebanhos suínos e abatedouros de diferentes estados brasileiros”, apresentada pelo analista da Embrapa, Marcos Morés. Em seguida, tem a segunda palestra, sobre “Colheita de materiais e exames para diagnóstico do CRS, pela pesquisadora Jalusa Deon Kich. Após, ocorrerá a discussão sobre os dois temas.

Ainda pela manhã estão programadas as palestras “Características moleculares das amostras de Pm isoladas de suínos com doença respiratória e de pulmões com lesões no abate” e “Testes de patogenicidade de amostras de Pm em suínos, proferidas pela pesquisadora Cátia Klein e o técnico do Laboratório do Cedisa João Oliveira, respectivamente.

Para o período da tarde serão abordados os temas “Perfil de resistência antimocrobiana: resultado de laboratório x situação de campo”, com a pesquisadora Jalusa; “Estudos preliminares de desenvolvimento de bacterina contra a Pm, com o pesquisador Luizinho Caron; e “Controle das doenças respiratórias dos suínos – medidas específicas e inespecíficas, com o pesquisador Nelson Morés, que também é o responsável pela organização do curso e da condução do projeto de pesquisa.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição, que é gratuita, no Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa, pelo fone (49) 3441-0448 ou e-mail: cnpsa.eventos@embrapa.br.

Monalisa Leal Pereira/Asimp/Embrapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.