Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o objetivo de divulgar resultados de pesquisa sobre o Complexo Respiratório os suínos (CRS), com ênfase a Pasteurella multocida (Pm), pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), realizam no dia 23 de outubro, das 8 às 17 horas, um curso técnico sobre o assunto. O público alvo são técnicos que atuam na suinocultura e que tem interesse no tema.

A programação inclui sete palestras e espaço para debates. O evento inicia às 8 horas, com a recepção dos participantes e a abertura. Para às 8h30 está marcada a primeira palestra, que abordará o tema “Características clínicas, patológicas e etiológicas do CRS em rebanhos suínos e abatedouros de diferentes estados brasileiros”, apresentada pelo analista da Embrapa, Marcos Morés. Em seguida, tem a segunda palestra, sobre “Colheita de materiais e exames para diagnóstico do CRS, pela pesquisadora Jalusa Deon Kich. Após, ocorrerá a discussão sobre os dois temas.

Ainda pela manhã estão programadas as palestras “Características moleculares das amostras de Pm isoladas de suínos com doença respiratória e de pulmões com lesões no abate” e “Testes de patogenicidade de amostras de Pm em suínos, proferidas pela pesquisadora Cátia Klein e o técnico do Laboratório do Cedisa João Oliveira, respectivamente.

Para o período da tarde serão abordados os temas “Perfil de resistência antimocrobiana: resultado de laboratório x situação de campo”, com a pesquisadora Jalusa; “Estudos preliminares de desenvolvimento de bacterina contra a Pm, com o pesquisador Luizinho Caron; e “Controle das doenças respiratórias dos suínos – medidas específicas e inespecíficas, com o pesquisador Nelson Morés, que também é o responsável pela organização do curso e da condução do projeto de pesquisa.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição, que é gratuita, no Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa, pelo fone (49) 3441-0448 ou e-mail: cnpsa.eventos@embrapa.br.

Monalisa Leal Pereira/Asimp/Embrapa

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios