Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Já estão atualizados os custos de produção da agricultura empresarial para a pluma de algodão, arroz, feijão, milho, soja, sorgo e trigo – produtos que correspondem a quase totalidade da produção brasileira de grãos. Elaborados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os dados podem ser acessados no Portal de Informações Agropecuárias.

A metodologia empregada no cálculo inclui variáveis relacionadas a operações e insumos utilizados na sistematização do solo, preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita, pós-colheita.

As bases geográficas para o levantamento incluem diversos municípios brasileiros, abrangendo os estados: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal, de acordo a produção de cada local. 

As planilhas são publicadas anualmente e disponibilizadas no endereço institucional da Companhia. Porém,  cálculos bimestrais, sempre realizados nos meses ímpares, podem ser conferidos no Portal de Informações Agropecuárias. As buscas podem ser feitas a partir de parâmetros como produto, safra, tecnologia empregada, ano, custos variáveis por UF, município e outros. Todos os dados são públicos e podem ser usados livremente, desde que citada a fonte.

A Conab levanta custos de produção desde os anos 60 e a metodologia vem sendo aprimorada constantemente ao longo dos anos. Em 2020 foi publicada a Instrução Normativa 30.302 com o detalhamento de todos os itens considerados na apuração dos custos de produção, aumentando a transparência no processo. O custo de produção é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas e utilizado pelo governo federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos, que balizam o planejamento e execução de operações de comercialização, crédito e seguro rural e outras políticas públicas. 

Ascom/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.