Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 2ª edição do Boletim da Agricultura Familiar, produzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), destaca a importância da cultura do arroz para os agricultores familiares gaúchos, sendo a principal cadeia produtiva em alguns municípios do estado. A cultura do arroz é uma das mais importantes no Brasil e o Rio Grande do Sul é o maior estado produtor. Dados da Companhia apontam uma produção total de 11.741 mil toneladas do grão, em 2021, das quais 70% foram cultivadas no Rio Grande do Sul. 

Na seção artigo em destaque, esta edição do boletim traz um olhar sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no que diz respeito à transversalidade e à interseccionalidade, com foco nas questões de gênero e comunidades tradicionais. O trecho foi escrito pelas colaboradoras Priscila de Oliveira Rodrigues, Sued Wilma Caldas Melo e Taíze Carvalho Santos. 

A publicação apresenta também a visão de agricultores e agricultoras familiares que seguiram suas atividades durante a pandemia do novo coronavírus, relatando as dificuldades enfrentadas por eles e a importância da continuidade das políticas públicas nesse momento. Ainda dentro do tema políticas públicas, o boletim apresenta debate sobre a Ação de Doação de Alimentos (ADA), operacionalizada pela Companhia na distribuição de cestas de alimentos de forma complementar a outras estratégias de fomento e acesso à alimentação.

No item comercialização, o trabalho apresenta uma série de preços de produtos ligados às cadeias produtivas da agricultura familiar. No que diz respeito a crédito rural, esta edição se debruça sobre o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), seu histórico e aplicabilidade, com o objetivo de fazer chegar ao agricultor que tem direito e não acessa o Programa por desconhecimento.

O boletim traz ainda um texto da pesquisadora Ana Braga Dorneles, que fala sobre a experiência das Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA’s). A redação é um fragmento da dissertação de mestrado apresentada pela autora na Universidade de Brasília (UnB), que buscou compreender melhor o movimento da CSA pelo mundo até sua chegada ao Brasil e em Brasília. O tema desperta interesse acadêmico, motivando novos desafios, questionamentos e limitações.

O Boletim da Agricultura Familiar é publicado bimestralmente no Portal da Conab. Clique aqui para ter acesso à íntegra da publicação.

Ascom/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.