Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) vai garantir bônus para cinco produtos oriundos de estados das regiões Norte e Nordeste do país neste mês de novembro e que não constavam na lista de outubro. São eles o abacaxi (SE), a banana (PB e PE), a castanha de caju (PE), o feijão caupi (TO e MA) e a manga (BA).

A lista dos produtos e o cálculo dos bônus são feitos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com base nos preços recebidos pelos produtores em outubro, com validade para o período de 10 de novembro a 9 de dezembro próximo, conforme portaria divulgada ontem (10), no Diário Oficial da União.

Dentre os produtos incluídos neste mês, a manga da Bahia garante o maior bônus, de 57,85%, para um preço médio de mercado de R$ 0,51 o quilo. Já os agricultores de feijão caupi em Tocantins vão receber o menor índice da lista de bônus de garantia, sendo 0,83% com base num valor médio de mercado respectivo de R$ 196,29 pela comercialização da saca de 60 quilos. Os demais produtos da lista - abacaxi (SE), banana (PB e PE), castanha de caju (PE) e feijão caupi (MA) - recebem bônus de 1,61%, 14,61%, 24%, 24,43% e 1,96%, respectivamente. 

Continuam na lista com direito a bônus neste mês: açaí (AC), banana (AL), borracha natural (MA), cacau cultivado (AM), cará/inhame (AM e ES), castanha de caju (PI), cebola (SP), laranja (PA) e maracujá (CE). No caso  dos produtos que deixarão de receber, estão: laranja (RS), maracujá (AL e BA), tomate (PI e SE), juta/malva embonecada (AM) e raiz de mandioca (PB).

A Conab indica quais produtos da lista devem ser incluídos e excluídos no programa, com base na variação das cotações praticadas no mercado na comparação com o preço de referência. O clima e a época do ano são os  principais responsáveis por essa variação, na ocorrência de elevação ou queda das safras. A concorrência de produtos de outros estados pode também  contribuir para a variação de preços. 

O PGPAF oferece uma bonificação ao agricultor que teve o seu cultivo com preços abaixo do valor de garantia oferecido pelo programa. A publicação da portaria com os valores do bônus mensal é realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que repassa recursos aos agentes financeiros para que estes concedam o desconto aos produtores nos financiamentos do Pronaf de forma automática, sem necessidade de solicitação.

Clique aqui e confira a lista completa do PGPAF no Diário Oficial da União, com os percentuais de desconto para cada produto.

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.