Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A experiência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na área de monitoramento agrícola com uso de satélites será apresentada para técnicos da América Latina durante o Worskhop AmeriGEOSS, que acontece na Colômbia, entre 7 e 10 junho.

Durante a capacitação, realizada com a colaboração da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO),o técnico Divino Figueiredo,da gerência de Geotecnologia (Geote) da Companhia, apresentará a experiência brasileira no uso do sistema GLAM (Global Agriculture Monitoring), utilizado há três anos pela Conab no monitoramento como ferramenta de apoio para estimativa da produção agrícola brasileira.

Desenvolvido e implementado pela Universidade de Maryland (UMD), a pedido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o GLAM é alimentado com imagens de satélites da Agência Americana de Administração Nacional Aeronáutica e do Espaço (NASA). A Conab utiliza essa ferramenta para analisar a situação das lavouras em diferentes anos-safra. O sistema permite identificar anomalias e diferentes níveis de desenvolvimento, entre outras características das culturas.

O evento é promovido pelo Group on Earth Observations (GEO), responsável pela iniciativa do Monitoramento Agrícola Global (GEOGLAM) do G20, grupo formado por ministros da economia e presidentes de bancos centrais dos 19 países mais desenvolvidos do mundo, mais a União Europeia, e resulta de uma grande preocupação da comunidade internacional com temas relativos a abastecimento e segurança alimentar.

O GEOGLAM trabalha em nível mundial com foco em quatro produtos: soja, milho, arroz e trigo e a Conab é o representante brasileiro entre os países participantes. O objetivo do trabalho é reforçar a capacidade da comunidade internacional para produzir e disseminar previsões relevantes, oportunas e precisas da produção agrícola em escalas nacional, regional e global.

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.