Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os preços pagos aos produtores de banana continuam em alta no estado do Paraná. Em janeiro, a caixa com 20 quilos da fruta chegou a custar R$ 60, elevação de 21,73% quando comparada com as cotações praticadas em dezembro. O aumento é ainda maior em relação ao valor comercializado em novembro, chegando a 76,47%. A análise regional foi realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a partir dos dados obtidos pelo Sistema de Informações Agrícolas e de Abastecimento (Siagro), da própria estatal.

De acordo com técnicos da Conab, essa alta é explicada pelas condições climáticas adversas registradas no último mês nas áreas produtoras, que impactaram na disponibilidade da fruta. Além disso, a demanda pelo produto continua alta no verão.  A expectativa é que os preços pagos aos produtores se mantenham em patamares elevados até a produção ser normalizada.

Já os valores pagos pelo mel caíram no primeiro mês deste ano. Em janeiro, o preço encontrado pelos produtores foi de R$13,73 em média, 11,48% abaixo do registrado em dezembro. No entanto, a cotação ainda é maior que a praticada em novembro. A tendência para fevereiro e março é que os preços aos produtores sigam em queda, uma vez que há uma demanda menor no mercado externo, o que gera um excedente interno e pressiona os preços para baixo.

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.