Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 150 pessoas, entre secretários municipais de Agricultura, agricultores familiares, integrantes de movimentos sociais e de comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas, participaram ontem (4) da 3ª Conferência Regional de Segurança Alimentar Nutricional, que aconteceu na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina.

O tema Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos. De acordo com o secretário-executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Valdecir Veloso Neto, o encontro debate propostas que serão levadas à conferência estadual, que por sua vez escolhe as melhores ideias para a conferência nacional. “Buscamos propostas para a implementação de políticas públicas em nível municipal, estadual e federal”, explica.

Menos Agrotóxicos

O diretor técnico do Instituto Emater, Nélson Harger, destacou a importância da extensão e da pesquisa para o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis. Ele ponderou que ainda persiste o uso demasiado de agrotóxicos em diversas culturas. “Podemos reduzir em um terço a aplicação de fungicidas na soja”, disse ele.

O diretor ainda ressaltou que para produzir alimentos mais saudáveis ou orgânicos é preciso muita tecnologia, sendo que muitas delas já existem. “Estamos tentando conscientizar agricultores e técnicos para usarem mais essas técnicas.”

Desperdício de alimentos

O diretor de pesquisa e presidente interino do Iapar, Rafael Fuentes, destacou a importância da colocação de Harger sobre o uso correto de agrotóxicos e lembrou o elevado desperdício de alimentos em nosso país.

“O desperdício em alguns setores chega a quase 50% do que plantamos e colhemos. É um número muito alto que precisa ser amplamente combatido”, disse o diretor. Ele também acrescentou que produtores rurais, o poder público e a sociedade podem contribuir muito com esse propósito.

Presenças

Participaram da conferência a assessora da diretoria de pesquisa do Iapar, Vania Cirino; o chefes dos núcleos regionais da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Apucarana, Antonio Biral Filho; em Cornélio Procópio, Fernando Itimura, e em Londrina, Antonio Carlos Barreto; o chefe regional da Emater Londrina, Sérgio Carneiro; o secretário de Agricultura e Abastecimento de Londrina, Ronaldo Siena; a secretária de Segurança Alimentar e Nutricional de Arapongas, Niele Melo, além de servidores estaduais, vereadores e secretários municipais de toda a região.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.