Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Como parte do projeto “Dia C – Dia de Cooperar”, cooperativas paranaenses vão promover ações voltadas para o bem-estar, saúde e lazer da população local. O Paraná é um dos 24 estados brasileiros participantes da iniciativa desenvolvida pelo Sistema OCB*. O objetivo central da campanha é estimular a promoção de ações voluntárias de  solidariedade em cooperativas de todo o país.

Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se palestras educativas sobre o voluntariado e cooperativismo para jovens, arrecadação de donativos (colchões, alimentos, produtos de limpeza, equipamentos) para instituições de caridade e atividades recreativas para crianças e idosos em lares de acolhimento.

Segundo o gerente de desenvolvimento humano do Sescoop*/PR, Leonardo Boesche, o intuito da campanha é fazer com que, por meio desta ação pontual, as cooperativas se sintam motivadas a fazer do engajamento social uma prática instituída dentro das organizações. “Nós sabemos que muitas cooperativas já fazem dessa ação uma prática comum, mas com essa divulgação, poderemos contagiar outras cooperativas que ainda não fazem”, declarou Boesche.

Confira algumas das atividades:

Londrina

Ação: Unimed e Integrada promovem a Eco-Brinquedoteca, uma oficina de criação de brinquedos ecológicos.

Data: 4/9 das 14h às 18h e 5/9 das 8h às 12h  
Local: Centro de Educação Ambiental do Parque Arthur Thomas, R. da Natureza, 155, Jardim Piza, Londrina

Contatos: Unimed – (43) 3375-6209 e Integrada – (43) 3374-7049

Mandaguari

Ação: Tarde Cultural da Cooperativa Cocari com a visita de crianças participantes do Cooperjovem ao Asilo São Vicente de Paulo. As atividades envolvem apresentações de dança e música com mensagens para melhorar a auto-estima dos idosos.

Data: 5/9, das 14h às 16h30.        
Local: Rua Luis Trintinalha, 2026 – Mandaguari – Pr.  
Contato: Claudia Cristina – (44) 3233-3751       
 

Ubiratã         
Ação: Jovens da Coagru realizam campanha de arrecadação de alimentos para doação a famílias vulneráveis de Ubiratã.

Data: 6/9, às 14h.    
Local: Associação dos Funcionários da Coagru (Arcapu) - Av. Valdir Aparecido D´Alécio S/N     
Contato: EdicarloFararo Pereira - (44) 3543-8818      
 

Nova Aurora

Ação: entrega da reforma da fachada do Lar São Roque pelo grupo feminino da Copacol de Nova Aurora com a presença dos parceiros, funcionários, beneficiários e autoridades.

Data: 6/9, às 9h.

Local: Lar São Roque de Nova Aurora

Endereço: Rua Londrina 32, Nova Aurora.

Ação: Campanha junto ao Supermercado da Cooperativa Lar buscando a doação de materiais de higiene e limpeza para o Lar dos Idosos. Será montada uma barraca na calçada do supermercado com divulgação da Campanha de doação por meio da distribuição de panfletos. Além disso, haverá uma equipe fazendo aferição de pressão arterial, teste de diabetes,  pesagem, cálculo do IMC.

Data:6/9, 8h30 às 18h.

Local: Lar dos Idosos de Nova Aurora - Rua Londrina, 32, Nova Aurora.

Contato: Camila Catafesta - (45) 3264-8844

Formosa do Oeste  
Ação: Doação uma máquina de fazer fraldas, 5 cadeiras de rodas, 5 andadores, uma cama hospitalar, muletas e bengalas para a pastoral do idoso de Formosa do Oeste, pelo grupo feminino da Copacol de Formosa do Oeste.   
Data: 6/9, às 9h.      
Local: Pastoral do Idoso de Formosa do Oeste - Rua Recife, 307 – Formosa do Oeste.      
Contato: Fernanda Vacari - (45): 3241-8254     
 

Lapa

Ação: Realização de atividades lúdicas e culturais voltadas para as crianças do Colégio Cooperativa da Lapa e convidados. Oficinas de contação de histórias, bichinhos de balões, pintura no rosto, pintura com tinta, karaokê, brincadeiras e jogos esportivos (vôlei e futebol), cama elástica e piscina de bolinhas e distribuição de algodão doce e pipoca. Serão arrecadados brinquedos durante o Dia C e todo o mês de setembro para as crianças da comunidade em que o Colégio está inserido.

Data:6/9, das 13h30 às 18h          
Local:Avenida Aluizio Leoni, S/N

Contato: Renata Ribas do Nascimento (41) 3622 3255 / (41) 3622 2313

Ação: Cooperativa Bom Jesus realiza encontro com a participação de mais de 500 jovens oferecendo palestras e discussões sobre o cooperativismo e como desenvolver jovens lideranças.

Data: 13/9    
Contato: Gionei Fone: (41) 3622-1515

Jandaia do Sul         
Ação: Cooperval de Jandaia do Sul promove o encontro amigo com atividades recreativas e culturais no Asilo São Vicente de Paulo, com o intuito de integrar, socializar e melhorar a qualidade de vida dos idosos.            
Data: 6/9 das 7h às 11h.
Local:            Lar São Vicente de Paulo, Rua Rafael Morales Sanchez, 420 – Jandaia do Sul - PR
Contato: (43) 3432-9200

Mariópolis
Ação: Cooperativa Camisc vai promover campanha de doação de medula óssea em parceria com o Hemocentro de Pato Branco. Os voluntários ainda vão oferecer, em parceria com a Secretaria de Saúde de Mariópolis, exames de resultado imediato de doenças como Hepatite, Sífilis e do vírus HIV.         
Data:11/9, às 8h da manhã.          
Local: Casa da Amizade de Mariópolis, Alameda Cinco, S/N    
Contato: (46) 3226-8300   
 

Astorga

Ação: Cooperativa Nova Produtiva vai doar para a APAE de Astorga a renda obtida por meio da venda do material reciclado recolhido durante a festa de 15 anos de celebração da Cooperativa.

Contato: Aline – (44) 3234-8139 

 
* Sistema OCB – Composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). No caso de Sescoop/PR, trata-se do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do estado do Paraná.            
 

DIA C – Dia de Cooperar - O “Dia C” tem como proposta transformar ações isoladas realizadas por centenas de cooperativas brasileiras em um vigoroso movimento de solidariedade cooperativista, com ênfase no desenvolvimento social comunitário. De Norte a Sul do Brasil, as cooperativas já realizam diversas atividades voluntárias e no dia 6 de setembro uma grande comemoração vai unir todas elas. A projeção é beneficiar 1,4 milhão de pessoas de 1.060 municípios e reunir cerca de 200 mil voluntários em todo o país. 
Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no blog: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) em seu estado.

Ex-Libris Comunicação Integrada 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.