Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Produtores da região atuam em 12 núcleos para produzir grãos com qualidade diferenciada; Ficafé foi idealizada para divulgar os cafés especiais do Norte Pioneiro e acontece de 14 a 16 de outubro

O cooperativismo mudou a realidade dos cafeicultores do Norte Pioneiro do Paraná. Desde o início do Projeto de Cafés Especiais, em 2006, ‘puxado’ pelo Sebrae/PR e por produtores que queriam a mudança no conceito da produção. Todos os produtores trabalham em conjunto rumo a um objetivo comum: investir na cultura de cafés de qualidade, diferenciados e certificados para melhorar a lucratividade nas lavouras e, consequentemente, a qualidade de vida dos produtores.

O Projeto impulsionou a criação de 12 núcleos de produção, a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) e a Cooperativa de Cafés Especiais dos Produtores do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP).

Segundo Odemir Capello, consultor e gestor do Sebrae/PR, o cooperativismo é um dos pilares do Projeto de Cafés Especiais. “A associação dos produtores torna a produção sustentável, permite a redução de custos, a conquista de parcerias importantes, a busca por tecnologia de ponta e a capacitação conjunta, essencial para melhorar a qualidade da produção”, afirma.

O presidente da ACENPP, Cleomilson Serafim, acrescenta que os produtores trabalham em 12 núcleos no Norte Pioneiro - São Jerônimo da Serra, Pinhalão, Siqueira Campos, Tomazina, Cornélio Procópio, Abatiá, Congonhinhas, Ribeirão do Pinhal, Japira e Carlópolis. “Percebemos que é a melhor forma de nos organizar, para que cada núcleo possa ser atendido conforme suas necessidades.”

A união dos produtores também possibilitou a criação da COCENPP, em 2011, que permite o aumento das vendas de grãos na modalidade fair-trade (comércio justo), UTZ Certified, e agrega valor na produção de cafés especiais.

Paulo José Frasquetti, presidente da COCENPP, destaca que o associativismo e a disseminação de conhecimento – em todas as etapas da produção, do plantio à xícara - são os dois fatores responsáveis pelo reconhecimento dos produtores do Norte Pioneiro, que conquistaram, em 2012, a Indicação Geográfica de Procedência (I.G.P.).

“Temos que ter um diferencial no nosso produto e isso vai desde a correção do solo até o pós-colheita. Já evoluímos bastante e temos cada vez mais o reconhecimento do nosso trabalho. O conceito da produção mudou, agora com foco no cereja descascado. E isso, com certeza, vai impactar na cooperativa e nas vendas”, conclui.

Ficafé 2015

Para divulgar o trabalho feito pelos produtores que participam do Projeto de Cafés Especiais, a ACENPP, com patrocínio do Sebrae/PR, realiza a VIII Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Ficafé 2015, de 14 a 16 de outubro, em Jacarezinho.

“A Ficafé já se consolidou como a maior vitrine dos cafés do Norte Pioneiro e é uma ferramenta de venda importante para os produtores, já que atrai o interesse de grandes compradores de cafés especiais do Brasil e do exterior”, avalia Odemir Capello.

A Ficafé 2015 é uma realização do Sebrae/PR, ACENPP, COCENPP, com apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Sicoob, Sicredi, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP), UTZ Certified, Unimed, Banco do Brasil, ONG Terceira Via e Instituto Federal Sul de Minas.

Para conferir a programação completa, acesse www.ficafe.com.br.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.