Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Missão se destina à habilitação de frigoríficos para exportação de carne in natura

Uma missão técnica da Coreia do Sul visitará, no mês que vem, abatedouros e propriedades de Santa Catarina, com o objetivo de abrir o mercado à carne suína in natura brasileira. O comunicado foi feito pela Agência de Quarentena Animal e de Plantas (QIA) do país ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Coreia do Sul é um dos maiores compradores mundiais de carne suína in natura. No ano passado, importou cerca de 450 mil toneladas, o equivalente a US$ 1,3 bilhão. O potencial de exportação do Brasil é estimado em US$ 160 milhões por ano pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI).

“A vinda dos técnicos sul-coreanos é um dos resultados positivos da missão oficial do ministro Blairo Maggi à Ásia”, lembrou o secretário da SRI, Odilson Ribeiro e Silva. A missão ocorreu no mês passado.

A QIA informou que os técnicos sul-coreanos vão começar a visita no dia 16 de novembro. Eles querem avaliar a sustentabilidade ambiental, a saúde animal, o controle de doenças e o Plano de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) dos frigoríficos.

Santa Catarina é o maior produtor de suínos do Brasil, com 850 mil toneladas em 2015, segundo a Associação Catarinense de Criadores de Suínos. O estado é o único do país livre de febre aftosa sem vacinação. Além disso, foi o primeiro a obter o certificado de zona livre da peste suína clássica da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), junto com o Rio Grande do Sul.

Viviane Novaes/Asimp/Mapa
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.