Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ministério Público do Trabalho, Entidades de Classe, Inspetores e Conselheiros da Inspetoria Londrina do Crea foram convidados para participar da ação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) vai fiscalizar as instalações da 59ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina). A ação começa às 14 horas desta terça-feira, 2 de abril, com a presença dos convidados Ministério Público do Trabalho (MPT), o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina (AEA) e os Inspetores e Conselheiros da Inspetoria Londrina do Crea-PR. A ação continua nos dias 3 e 4, com os Agentes de Fiscalização do Crea-PR.

A ação de fiscalização tem o objetivo de combater o exercício ilegal da profissão e demais eventuais irregularidades de empresas e profissionais, bem como verificar a efetiva participação profissional nos trabalhos em andamento. “No Parque, há diversas atividades de Engenharia em execução. Os fiscais vão fazer verificações nas principais instalações como a entrada de energia, o parque de diversões, o palco utilizado para apresentações musicais e outros estandes”, explica o facilitador de fiscalização do Crea-PR, Alexandre Barroso. “Serão inspecionados os serviços de montagem de estruturas metálicas, de equipamentos de ar-condicionado, instalações elétricas temporárias, sonorização, iluminação e arquibancada.”

Na prática, o Crea-PR vai verificar se os profissionais e empresas que estão devidamente registrados junto ao sistema Confea/Crea emitiram a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), se os trabalhos estão sendo executados conforme suas atribuições profissionais e se há, de fato, a efetiva participação profissional. Além disso, será verificada a existencia ou não de profissionais habilitados nas atividades que sejam obrigatórias por Lei.

Exigir a apresentação da ART é uma forma de assegurar a qualidade do trabalho e rastreabilidade da responsabilidade do profissional. O documento, instituído pela Lei Federal nº 6.496/1977, é a representação de um contrato escrito ou verbal, que define o responsável pela prestação de serviços.

Se na Fiscalização Preventiva Integrada os participantes identificarem alguma situação grave, o Crea-PR encaminhará ofício aos responsáveis e órgãos competentes orientando para que providências imediatas sejam tomadas visando a correção da situação grave constatada. Em caso de irregularidades sem risco iminente, um relatório circunstanciado é elaborado e encaminhado para a apreciação das Câmaras Especializadas do Crea-PR. Os membros das Câmaras fazem a análise do relatório e podem utilizá-lo como embasamento para alguma deliberação ou, então, encaminhá-lo para a Comissão de Ética, em eventuais casos de conduta inadequada do profissional envolvido.

Asimp/Crea-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.