Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Novas tecnologias de trigo aproveitam a planta inteira na produção de silagem, pré-secado e para o pastejo. Novidades serão apresentadas na Agroleite entre 13 e 17 de agosto, em Castro (PR)

A cidade de Castro, na região dos Campos Gerais do Paraná, recebe a partir da próxima terça-feira (13) a 19ª edição de um dos eventos mais completos do setor leiteiro do país - a Agroleite. O evento, que é uma feira agropecuária voltada para o setor leiteiro, segue até o próximo sábado (17) com a exposição de várias tecnologias, palestras e fóruns técnicos. A utilização do trigo como fonte alternativa de proteína na dieta do rebanho será um dos destaques nesta edição da Agroleite.

Segundo o gerente de novos negócios da Biotrigo Genética, Jorge Stachoviack, a empresa de melhoramento genético desenvolveu cultivares de trigo exclusivas para alimentação animal com a proposta de ampliar a oferta de alimentos no período de transição entre o final do verão, início do outono e ao longo do inverno. “Sempre foi um grande desafio para o pecuarista de leite produzir alimento no inverno quando as opções reduzem, a dieta fica prejudicada e o custo dos alimentos conservados aumenta muito. Porém são poucas as culturas e tecnologias que podem ser semeadas precocemente e que persistem na lavoura por mais tempo. Para atender essa demanda reprimida, foram criadas tecnologias com o aproveitamento da planta inteira de trigo na produção de silagem, pré-secado e ainda para pastejo”, comenta.

Para pastejo

Exclusivamente para pastejo, a opção é a cultivar Lenox, material de ciclo tardio, com um forte perfilhamento e enraizamento muito agressivo. O produtor de leite e veterinário Tiago Corazza, de Alto Alegre (RS) testou a cultivar nesta safra de 2019 e comenta os resultados com o material. “Semeamos o Lenox no final de março e até agosto fizemos já sete cortes nesta área. Certamente esse produto dará mais dois ou três cortes até o final do mês”, relata. Tiago ressalta ainda as vantagens econômicas do trigo para pastejo. “O custo benefício dele já se pagou a partir do terceiro corte praticamente, pela produção de leite que ele aumenta devido a qualidade da pastagem”.

Jorge ressalta outras diferenciais da cultivar. “Possui alta produção de matéria verde com excelente qualidade nutricional e uma alta palatabilidade. Também possui excelente resposta a adubação nitrogenada, alta capacidade de rebrota, bem como suporta alta pressão de pastejo e pisoteio. A recomendação de plantio de Lenox é para o início de março, tornando-o um material que se encaixa muito bem no sistema do produtor”, explica.

Para silagem e pré-secado

Um outro produto que a Biotrigo apresenta na Agroleite 2019 é a linha Energix, composta pelas cultivares Energix 201 e Energix 202, trigos exclusivos para produção de alimento conservado (silagem ou pré-secado). “A origem desta nova linha de trigos vem da combinação das cultivares TBIO Energia I e TBIO Energia II. O TBIO Energia I já é conhecido por parte dos pecuaristas pelo excelente volume de produção (25 a 30 T/ha de MV) e o Energix vem agora com o mesmo potencial de produtividade, porém com mais precocidade e equilíbrio nutricional”, ressalta Jorge.

Conforme Jorge, a silagem de trigo pode substituir até 100% do volumoso para gado de corte, confinado, novilhas e vacas em pré-parto. Para vacas leiteiras de alta produção, até 60% do volumoso. Para o pré-secado, é uma excelente opção de alimento para vacas lactantes de alta produtividade e gado de corte, contribuindo como ótima fonte de proteína e energia, associado a alta digestibilidade, sendo convertido em leite e ou carne O Energix 201 é indicado para as regiões de VCU (Valor de Cultivo e Uso) 1 e 2 dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e o Energix 202 contempla além das regiões de VCU 1 e 2 (RS, SC e PR), as regiões de VCU 3 e 4 dos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

A produção de leite na propriedade da família Schmatz, também de Alto Alegre, é uma tradição há mais de 30 anos.  Eduardo Schmatz toca os cuidados com o seu rebanho há dez anos, controlando tudo que produz dentro da sua propriedade e a alimentação dos animais é sua maior preocupação e também seu maior investimento. De acordo com o produtor, trazer novas tecnologias para dentro da propriedade, investir em bons materiais para silagem e pastagem, fazendo o manejo correto sempre vai trazer um retorno positivo. “Estamos produzindo o trigo para silagem TBIO Energia há duas safras e quando comparamos com outros materiais que utilizamos antes a silagem de trigo, tivemos melhores resultados”, relata.

Asimp/Agroleite 2019

#JornalUnião

Agroleite acontece entre 13 e 17 de agosto, em Castro (PR) - Foto: Christian Christoforo

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.