Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os custos de produção de suínos aumentaram 3,46% no mês de agosto em comparação com julho, segundo o ICPSuíno/Embrapa, chegando aos 174,19 pontos, valor mais alto registrado neste ano. O índice é divulgado mensalmente pela CIAS (Central de Inteligência de Aves e Suínos) da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional.

O acréscimo em agosto foi devido, principalmente, pela variação de preços ocorrida em dois itens de custos, a alimentação (2,61%) e a sanidade (0,74%). Na alimentação, os aumentos se concentraram no milho (1,50%), no farelo de soja (0,33%) e nos núcleos vitamínicos e minerais tipo pré II (44,27%) e terminação II (24,24%), apesar de os demais núcleos terem deflacionado. No grupo sanidade, as vacinas foram os produtos que mais variações sofreram, chegando a 40,7% apenas a imunização para tríplice reprodutiva.

Apesar do aumento em agosto, no ano o ICPSuíno acumula queda de 0,86%.

Já o ICPFrango/Embrapa, que calcula os custos de produção de frango de corte com base no Paraná, e que também é divulgado mensalmente, chegou ao quarto mês consecutivo de queda, marcando 157,61 pontos em agosto, queda de 2,41% em relação a julho. É o segundo menor valor desde outubro de 2013.

Os custos que mais influenciaram para a retração do ICPFrango em agosto foram nutrição (-2,28%), pintos de um dia (-0,44%) e transporte (-0,21%). Em 2014, o índice acumula -4,59%.

A análise completa, incluindo os custos de produção dos 11 principais Estados produtores do país, está no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, no endereço www.cnpsa.embrapa.br/cias, clicando em "custos de produção" no menu principal.

Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional, em sistema tipo "ciclo completo", para o suinocultor empresário independente (não há um contrato de integração vertical por sítios como ocorre na produção de leitões terminados em sistema de comodato).

Lucas Scherer Cardoso/Asimp/Embrapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.