Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 24 de maio.

Foi publicada na sexta-feira (7) a lista dos oito roteiros turísticos pré-selecionados para participarem do projeto Experiências do Brasil Rural. A ação visa promover o turismo em áreas rurais do país, apoiando a promoção e a comercialização de produtos, serviços e destinos da agricultura familiar. A iniciativa é resultado de parceria entre os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Turismo (MTur), junto à Universidade Federal Fluminense (UFF).

>> Clique aqui para conferir a lista com os roteiros pré-selecionados

O edital de seleção, aberto para recebimento de propostas entre os dias 8 de março e 2 de abril, recebeu 52 propostas que contemplavam as quatro cadeias produtivas priorizadas no primeiro edital: queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia.

Seguindo o cronograma do edital, o prazo para a interposição de recursos começa hoje (10) e segue até o dia 14 de maio. O recurso deverá ser preenchido no modelo disponibilizado no link http://pesquisaturaf.uff.br e assinado pelo responsável pela inscrição do roteiro no edital. É necessário converter o arquivo para o formato PDF ou imagem, antes de enviar para o e-mail experienciasdobrasil.npai.proppi@id.uff.br.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 24 de maio. Os roteiros selecionados contarão com uma equipe de apoio técnico para auxiliar na estruturação dos destinos e empreendimentos, como também na comercialização de produtos e serviços.

Foram pré-selecionados roteiros turísticos de quatro macrorregiões brasileiras. No Norte, a rota “Amazônia Atlântica”, situada no estado do Pará, nas cidades de Bragança, Curuçá e Augusto Corrêa, proporciona experiências de pesca artesanal, degustação de queijos, farinhas de mandioca e frutas orgânicas. Já o roteiro “Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores”, localizado na Região Nordeste, leva os turistas a provar novos sabores em meio a natureza da Bahia.

No Sudeste, foram pré-selecionadas duas propostas de Minas Gerais, a “Rota do Queijo - Terroir Vertentes”, que promove experiência relacionadas a cadeia produtiva do queijo, e a “Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira”, na qual é possível conhecer a produção artesanal e a tradição das mais antigas receitas familiares da gastronomia mineira, e uma no Espírito Santo, a rota “Agroturismo”, que proporciona contato direto com a natureza, por meio de experiências no meio rural.

Já na Região Sul, os roteiros “Ferradura dos Vinhedos” (RS) “Caminhos do Campo” (SC), “Farroupilha Colonial” (RS) oferecem atividades turísticas que envolvem a cadeia produtiva do vinho.

Atividades

As rotas selecionadas pelo edital serão contempladas com uma pesquisa diagnóstica, para identificar as potencialidades e os possíveis desafios ao trabalhar a agricultura familiar como diferencial competitivo. Com base no resultado, será elaborado um plano de ação e inovação para superar os principais gargalos observados em cada roteiro turístico.

Dentre as ações do projeto, estão previstas atividades de capacitação com produtores rurais, empreendedores e empresários, voltadas para a criação e o aprimoramento de roteiros que estejam aptos à comercialização.

A iniciativa buscará promover, durante as atividades, a inserção dos produtos da agricultura familiar nos bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato e outros equipamentos que fazem parte dos roteiros.

O projeto Experiências do Brasil Rural é fruto de Acordo de Cooperação Técnica, firmada entre o Mapa e o MTur, em outubro de 2020, com o propósito de ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, incluindo produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico brasileiro.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.