Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O solo é o maior patrimônio do agricultor e, estando perfeitamente saudável, pode ser a garantia de uma produção sustentável e com alta rentabilidade. Mas como manter esse patrimônio cada vez melhor tirando dele de duas a três safras todos os anos?

Para discutir um novo conceito e alertar o agricultor sobre a importância de cuidar do solo não apenas em sua camada superficial, mas também nas mais profundas, a Belagrícola realiza, na próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, um evento em formato drive-in – inédito no país na área agrícola-, com uma exposição sobre “Construção de Perfil de Solo”, tema bastante apropriado para o momento de preparação do solo para o plantio da soja. O evento será às 19 horas, no Parque de Exposições Ney Braga, com vagas limitadas a 70 veículos e direcionado aos clientes da empresa.

O engenheiro agrônomo e coordenador de Difusão de Tecnologia da Belagrícola, Fernando Melatti, informa que o evento irá lançar o conceito de construção de perfil de solo da Belagrícola, que vem sendo estudado e gestado há vários anos. “É preciso olhar com atenção para a parte física, química e biológica do solo e ter em mente que o trabalho é contínuo e progressivo. É possível obter bons resultados a curto prazo, mas alta rentabilidade com sustentabilidade exige um trabalho constante”, comenta Melatti. Por isso, destaca ele, trabalhar a construção de perfil de solo exige uma mudança de conceito, focando na sua melhoria para alcançar a máxima produtividade com alta rentabilidade.

E tudo começa com um diagnóstico preciso do solo, levantando dados de seus aspectos físicos, químicos e biológicos. “Analisamos as camadas mais profundas do solo e traçamos o planejamento de reconstrução”, informa o engenheiro agrônomo, acrescentando que a implementação do trabalho começa com a equalização do uso de insumos.

Quanto ao investimento, Melatti considera pequeno diante do resultado possível de ser alcançado. “Hoje, há agricultores que compram os insumos sem fazer a análise do solo e acaba levando em consideração a melhor oferta. No entanto, a compra deve ser mais precisa e de acordo com as necessidades do solo”, orienta. Os valores para o diagnóstico preciso do solo, de acordo com Melatti, são da ordem de 2% do total do investimento em insumo, o que acaba revertendo em benefício do solo – o patrimônio do produtor.

“Nosso objetivo é mostrar aos produtores que cada vez mais existem tecnologias à disposição deles para fazer a melhoria do solo pensando numa agricultura sustentável”, informa. Com resultados da implementação da tecnologia de construção do perfil do solo da Belagrícola em mãos, Melatti informa que a empresa tem produtores que já estão alcançando alta performance e estão colhendo os frutos da mudança de conceito, atingindo produtividades acima da média da região que, de acordo com Melatti, é de 140 sacas de soja por alqueire. “Poucos colhem acima de 200 sacas e existe tecnologia para  alcançar esse índice com sustentabilidade”, reforça ele.

“Trata-se de um conceito que visa melhorar a estrutura do solo para, por meio de dados, alcançar alta rentabilidade. Ele não é, sozinho, garantia de produtividade. E o trabalho não para no diagnóstico. É preciso ser contínuo, percorrendo várias etapas até alcançar o resultado almejado”, informa.  E alerta: “o agricultor trabalha a céu aberto. A principal base dele é o solo. Não adianta investir no melhor maquinário, melhor fertilizante se o solo não está sendo bem cuidado”.

Andrea Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.