Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

AgroHackaton reuniu 62 estudantes do setor de ciências agrárias, tecnologia e negócios para propor soluções inovadoras para problemas do setor de seguro rural e gestão de riscos rurais

A maratona tecnológica Agrohackathon 2019, realizado em Curitiba entre os dias 11 e 13 de outubro, reuniu 62 estudantes do setor de ciências agrárias, tecnologia e negócios para propor soluções inovadoras para problemas do setor de seguro rural e gestão de riscos rurais.
Os competidores de 11 equipes propuseram soluções relacionadas a uso de tecnologias para o monitoramento das lavouras, gerenciamento eletrônico de laudos, alternativas para cálculo de riscos, conectividade no campo, gerenciamento digital de fiscalizações e plataformas de acesso a informações ao produtor rural. Os vencedores foram a equipe Hold, com uma proposta para gerenciar digitalmente os laudos de verificação de perdas do seguro rural; a AHA, com aplicativo para o cálculo de riscos, e; a Athon, com a proposta de uma rede nacional dos profissionais peritos (pool de peritos).
Para o diretor do Departamento de Gestão de Riscos Rurais do Mapa, Pedro Loyola, a interação da academia com o setor produtivo é fundamental para o desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas ao agronegócio brasileiro. “Além disso, o setor de seguros rurais está crescendo e precisa cada vez mais de profissionais que estejam antenados para a tecnologia e inovação. O Agrohackathon contribuiu para formar profissional com perfil inovador e que trabalhe em equipe e foi muito recompensador ter sido um dos mentores das equipes”, complementa.
“Mesmo as equipes não vencedoras apresentaram projetos com grande potencial para transformação em negócios viáveis”, ressaltou o Gilson Martins, coordenador do evento durante a cerimônia de encerramento. Para o docente da UFPR, “os estudantes não devem desistir das ideias e seguir com o desenvolvimento de projetos para incubação, seja dentro da universidade seja na parceria com entidades públicas e privadas”, ressalta.
A organização do evento contou com o envolvimento de pelo menos 40 colaboradores, do Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação no Agronegócio (CEA) da UFPR, do Campus Curitiba da UTFPR e das organizações parceiras.
O Agrohackathon contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Sistema FAEP/Senar, da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência de Inovação da UFPR, a Cooperativa Castrolanda, da empresa Positivo Tecnologia, e da UniFM. No setor de seguros, destaca-se o apoio das seguradoras BB Seguros, da Fairfax e da Markel, que recentemente passou a atuar com o nome Newe.
Cerca de 35 profissionais de empresas de tecnologia, seguradoras, universidades e entidades setoriais prestaram mentoria aos estudantes. “A presença de mentores é uma ajuda fundamental aos maratonistas, que têm um prazo muito curto para se inteirar de conhecimentos bastante específicos”, ressalta o professor Cleverson Cunha, da agência de inovação da UFPR.
Experiência
Uma das novidades do Agrohackathon foi a realização de uma imersão de campo. Na ocasião, os 62 competidores visitaram propriedades de dois cooperados da Cooperativa Castrolanda, no município de Castro, onde puderam aprender sobre o uso e as necessidades de alta tecnologia na produção.
Foi uma oportunidade para os estudantes entenderem onde está a fronteira do uso tecnológica na produção rural, e a partir daí pensar em soluções que podem ser disseminadas ao maior número possível de produtores (escalabilidade), que é um dos objetivos da inovação. “A realização de visitas técnicas é um método pouco explorado nos hackathons, mas tem um potencial enorme para sensibilizar os participantes para os problemas práticos”, explica o professor Martins.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.