Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Brasil tem em suas veias o agronegócio pulsando forte, mas poderia desempenhar um papel de ainda mais destaque na exportação de determinados produtos agrícolas. Um dos caminhos apontados para alcançar este objetivo, segundo especialistas do setor, é ampliar a irradiação de alimentos. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, afirmou que a pasta quer levar este tema adiante e promete mais “agilidade” no assunto. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, mas ocupa apenas a 23ª posição como exportador desses alimentos. O uso da irradiação, na avaliação de pessoas do mercado e do governo, pode ajudar o país a galgar uma posição de mais relevância no cenário internacional.

 “É um assunto que eu gosto, é muito interessante e precisa ser levando para frente. Vamos tratar disso com bastante agilidade. Eu quero dizer que nós aqui [do ministério] estamos alinhados com vocês para fazer esse caminho ser mais curto”, declarou Tereza Cristina, durante webinar organizado pela Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) em parceria com o Sebrae.

O evento foi realizado na terça-feira, 28, e reuniu cerca de 120 pessoas ligadas aos segmentos nuclear e agrícola. Um dos palestrantes foi o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, que seguiu o mesmo tom adotado pela líder da pasta: “A participação da ministra no seminário demonstra o interesse que temos em avançar fortemente nessa ação importante.  Esse momento que estamos vivendo pode ser especial para fazer que isto [a irradiação] seja instrumento importante para o nosso país e para o mundo”, declarou o secretário.

WhatsApp Image 2020-07-28 at 15.15.24Cordeiro também defendeu que é preciso fazer um esforço de conscientização da população brasileira e desmistificar o tema da irradiação de alimentos. “Precisamos fazer um trabalho de mídia bem feito para que possamos mostrar à sociedade brasileira que a irradiação tem benefícios, porque torna o alimento mais saudável e duradouro”.

O debate foi mediado pelo Assessor no Departamento de Coordenação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Tiago Rusin. Ele disse que o tema da irradiação é sendo avaliado pelo chamado Grupo de Trabalho 7 (GT 7), que visa dinamizar a aplicação da tecnologia nuclear na agropecuária. Segundo Russin, as potencialidades da tecnologia em estudo são: conservação e aumento da vida útil dos alimentos, controle de pragas e doenças, segurança sanitária e fitossanitária, ganhos para a saúde pública e abertura de mercados externos.

“Fizemos no âmbito do GT 7 um projeto piloto de irradiação de mangas, fruto de uma parceria entre a Abrafrutas, IPEN e outras entidades. Verificamos que ao final do 35º dia de armazenamento, a fruta sem irradiação estava totalmente degradada, enquanto que as irradiadas estavam próprias para consumo. Conseguimos prolongar a vida de prateleira dessas mangas”, explicou.

Aumentar o tempo de vida dos alimentos é fundamental para o Brasil poder expandir suas exportações, conforme destacou o presidente da Abrafrutas, Guilherme Cruz de Souza Coelho. “Essa questão do tempo de prateleira é fundamental. Cada vez mais estamos ousando, mandando frutas para os Emirados Árabes. Agora estamos indo para China. Estamos cada vez mais colocando frutas em lugares mais distantes e precisamos de cada vez mais tempo de prateleira”. A associação foi criada há seis anos e conta com cerca de 80 associados. Representa em torno de 85% da exportação de frutas frescas do Brasil.

Já o diretor do Departamento de Coordenação do Sistema de Proteção do Programa Nuclear Brasileiro, Márcio Gonçalves Taveira, reconheceu que o Brasil está na dívida com relação à irradiação de alimentos. “Nós temos um potencial gigantesco de produção e temos que fazer com que nossos produtos alcancem os mercados. Eu não tenho dúvida que, em pouco tempo, nós estaremos comemorando o primeiro Irradiador Multipropósito Brasileiro (IMB), que foi objeto de estudo do Grupo de Trabalho 7”, projetou.

Este foi o quinto webinar da série Nuclear Trade and Technology Exchange (NT2E), em preparação da NT2E – evento previsto para abril de 2021. O presidente da Abdan, Celso Cunha, agradeceu a presença de todos ao final do evento e já antecipou que o próximo seminário vai abordar novamente o tema da medicina nuclear. No início de julho, a associação organizou um primeiro webinar para abordar esse mercado e tratou da questão da quebra de monopólio da União na produção de radiofármacos.

Davi de Souza/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.