Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Emater, pertencente à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento,inicia nesta segunda-feira (22), em Grande Rios, no Vale do Ivaí, a capacitação de cerca de 70 agricultores do município, entre eles jovens e mulheres, para a realização de procedimentos básicos de classificação e degustação de cafés. A cultura do café é a principal atividade da agricultura em Grandes Rios. Tem 350 famílias de agricultores dedicados a atividade, 95% delas pequenos produtores. A área plantada é de 1,7 mil hectares com produção anual média de 40 mil sacas beneficiadas.

O objetivo do curso é melhorar a qualidade das safras e o fornecimento ao mercado de um produto diferenciado e com maior valor agregado. O treinamento será dado pelo engenheiro agrônomo da Emater de Grandes Rios, Nelson Menoli Sobrinho, que é classificador e degustador oficial, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O extensionista explica que o curso será ministrado em quatro comunidades, com quatro turmas de mais ou menos 20 participantes e tem término previsto para 2 de setembro. "É uma iniciativa inédita. Vai ser lá no local de trabalho deles. Para isso, levo junto comigo todo o aparato de prova, que inclui descascador de café, determinador de umidade, balanças, colher e xícaras de prova. Vou ainda passar algumas técnicas para eles determinarem a umidade dos grãos sem precisar comprar equipamentos, que custam na faixa de R$ 2 mil".

Melhor padrão

Menoli conta que o objetivo do treinamento é repassar informações, de forma prática, sobre a qualidade do café e recursos que podem ser utilizados pelos produtores para dar melhor padrão ao produto. "Queremos que os participantes conheçam as diferenças de qualidade para a melhoria dos processos de produção e busquem mercados diferenciados que paguem pela qualidade, melhorando a renda da família e proporcionando aos consumidores um produto diferenciado", diz Nelson Menoli.

Os produtores, durante os dois dias de treinamento, vão aprender a determinar o rendimento do café beneficiado em relação ao café em coco, usando descascador e balança; classificar o produto de acordo com seu aspecto físico e tamanho dos grãos, empregando jogo de peneiras; classificar o café por tipo, separando e contando o número de defeitos, tendo como referência a Tabela de Classificação Oficial Brasileira; identificar defeitos, causas e consequências do seu aparecimento; passos para a produção de café de qualidade; classificação por bebida; e ponto de torra.

Experiência anterior

Em 2011, Menoli já fez um trabalho parecido. Na época, após concluir o curso oficial de degustador e classificador do Ministério da Agricultura, resolveu transmitir o mesmo conteúdo para dez pessoas de Grandes Rios. Entre eles, estavam 8 produtores de cafés. O curso teve 260 horas. "Agora, com o apoio da Associação dos Cafeicultores de Grandes Rios e a consequente melhoria da qualidade do café destes cafeicultores treinados, estamos formando 'lotes' e comercializando de forma conjunta, conseguindo uma agregação de valor da ordem de 17% em relação ao mercado local”, contou.

Segundo ele, em três das quatro últimas edições do Concurso Café Qualidade Paraná, portanto após a concretização do curso, os produtores/degustadores alcançaram boas colocações. Na edição de 2012, o segundo lugar na categoria Micro Lote da Agricultura Familiar; em 2013, terceiro lugar também na categoria Micro Lote; e em 2015, quarto lugar na Categoria Natural.

Ao final do curso promovido agora, o engenheiro agrônomo da Emater fará uma avaliação do potencial olfativo e gustativo dos participantes e, encontrando pelo menos oito com grande aptidão e havendo interesse, deve propor a realização de mais um curso de 260 horas, para formação de mais um grupo de agricultores/degustadores.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.