Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é promover boas práticas de manejo de solo e água 

Na próxima sexta-feira, dia 3 de agosto, a Emater lança em Londrina a campanha Trate Bem o Solo, idealizada em resposta aos graves problemas de erosão de solo enfrentados na região e agravados com as chuvas de janeiro de 2016, que causaram enormes prejuízos a mais de 60 municípios paranaenses. A Sociedade Rural do Paraná, Sindicato Rural de Londrina e Associação dos Municípios do Médio Paranapanema – Amepar – são parceiros realizadores da campanha, coordenada e realizada pela Emater-Regional de Londrina.

O lançamento será no Recinto Milton Alcover, no Parque Ney Braga, em evento que acontece das 8 às 12h30. O objetivo da campanha é promover a adoção de boas práticas de manejo de solo e da água em ações conjuntas organizadas pelos órgãos públicos e privados, envolvendo o setor rural em todos os seus segmentos. 

O gerente regional da Emater, Sérgio Carneiro, destaca que o Paraná já desenvolve os programas de Microbacias, o Plante seu Futuro e, mais recentemente, o Prosolo, todos visando às boas práticas agrícolas. “Mas, como medida preventiva, é necessário reconstruir os efeitos amortecedores da erosão e inundações, por meio da ampliação de ações que promovam a adoção de práticas conservacionistas, evitando a ocorrência de novos estragos, como aconteceu em 2016. As instituições públicas e privadas têm a responsabilidade coletiva de agir continuamente em defesa da produção agropecuária economicamente forte e ambientalmente sustentável”, comenta.

Carneiro destaca que a campanha, além de focar na questão pontual, ressaltando a importância estratégica do solo, tem também a finalidade de tratar das questões conceituais e estruturantes para a atividade em si. Daí a importância do envolvimento das prefeituras da região, ao discutir e implantar o planejamento municipal de obras conservacionistas e de desenvolvimento rural, tendo esta prática como política pública.

Carneiro explica que, na região de Londrina, o melhor momento para executar obras de conservação de solo é no período entre as safras de inverno e de verão – agosto e setembro. A campanha pretende, justamente, alertar as organizações e os agricultores da necessidade de reformar ou construir obras conservacionistas, além de divulgar as políticas públicas existentes, as obrigações legais, as inovações tecnológicas e as ferramentas facilitadoras como fundamentais para dar resposta aos graves problemas de erosão de solo constatados no campo.

Segundo Carneiro, a campanha poderá ser estendida às demais regiões do Estado num segundo momento. “Por enquanto, idealizamos a campanha na Regional de Londrina por ser uma região que teve fortes prejuízos com as chuvas do ano passado, e que evidenciaram que é preciso maior conscientização para amenizar os grandes estragos provocados por eventos climáticos, aos quais estamos sujeitos”.

Asimp/Emater

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.