Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Emater, a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Novo Itacolomi (Cofai) e as prefeituras do município e de Cambira promovem nesta quarta-feira (15) uma reunião técnica com aproximadamente 40 agricultores sobre a alternativa de controle para a broca da bananeira, segundo principal problema sanitário da cultura capaz de comprometer em até 30% a produtividade da plantação.

De acordo com o coordenador estadual do projeto Fruticultura da Emater, o engenheiro agrônomo Élcio Rampazzo, com a proibição do uso de alguns produtos químicos, técnicos e produtores estão buscando saídas para enfrentar o problema. "Já temos alguns bananicultores utilizando um inseticida microbiológico a base de fungo, o beauveria, com resultados positivos e é isso que os bananicultores associados à Cofai devem experimentar como solução".

A cooperativa tem próximo de 180 associados e, destes, cerca de 45 se dedicam ao cultivo da banana. A produção anual chega a 2,3 mil toneladas da fruta e o valor bruto de produção próximo de R$ 1,4 milhão, colocando a atividade como quarto negócio mais importante dos dois municípios. 

"A banana é o nosso carro-chefe. É ela que dá suporte para a cooperativa apoiar outros associados que lidam com a produção de hortaliças e de frutas como goiaba, caqui e citros, que são importantes para a viabilização da pequena propriedade na região", comenta João Rodrigues, presidente da Cofai.

Para tornar possível o acesso dos produtores ao inseticida, Cooperativa, Emater e prefeituras organizam os interessados para fazer a compra conjunta do insumo. "Isso, além de tornar possível a aquisição do insumo, porque o produto não é encontrado no comércio local, ajuda a diminui o custo em pelo menos 30%", explica João Rodrigues.

O presidente da Cofai conta que a iniciativa de compra conjunta de insumos é o que tem salvado a maioria dos produtores na atividade. "Se não fosse assim, muitos não estariam utilizando adubo de qualidade na plantação, perdendo com isso produtividade, qualidade de fruto e dinheiro. A cooperativa adquire o fertilizante e repassa para os plantadores, que depois pagam o produto entregando a banana para a Cofai", explica João Rodrigues.

A cooperativa foi criada com a assessoria da Emater. Para os técnicos do Instituto, o associativismo é a saída para o pequeno produtor continuar trabalhando em seu sítio, tendo renda e qualidade de vida. 

A organização conta ainda com o atendimento dos extensionistas que trabalham para ajudar a Cofai a construir sua sede própria. "Sem a Emater a gente já tinha parado. Os técnicos incentivam, orientam a diretoria e levam orientação também para os associados. A nossa escora aqui e a Emater e estamos em pé por causa dela", finaliza o presidente da Cofai.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.