Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O número é 10,3% maior se comparado ao mesmo período do ano passado

A qualidade e o respeito aos padrões de sanidade mundiais fazem da carne de frango produzida no Paraná referência em diversos países, ao todo mais 150 são abastecidos pelo estado. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), de janeiro a julho de 2016, 941,51 mil toneladas da proteína foram exportadas pelo Paraná.

O número é 10,3% maior se comparado a 2015, quando 853,10 mil toneladas foram embarcadas. Com isso, o estado se mantém como o maior exportador de carne de frango do Brasil, respondendo por aproximadamente 36% do volume total da proteína embarcada pelo país, no acumulado deste ano. Na lista dos principais compradores: Arábia Saudita, China, África do Sul, Emirados Árabes e Japão.

Mesmo diante de um cenário desafiador devido aos custos de produção e a instabilidade política e econômica do país, a produtividade ainda se apresenta maior em relação ao ano passado. De acordo com números do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), até julho de 2016, 1,04 bilhão de aves foram abatidas pelo estado. O crescimento é de 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o número foi 953,26 milhões.

Segundo o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, aliada à boa expectativa em relação aos insumos, a produção de carne está se recuperando, com estabilidade dos preços. “Com a recuperação da economia para 2017 temos a oportunidade de aumentar as vendas nos mercados interno e externo. Nas exportações, o Paraná pode obter crescimento, pois sempre teve uma política de competitividade e sanidade exemplares”, explica.

Asimp/Sindiavipar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.