Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

MO25C pode ser utilizada para carne in natura e produção industrial

A fêmea suína Embrapa MO25C é um dos lançamentos da Empresa de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na 37ª edição da Expointer, Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio-RS. A apresentação da Embrapa MO25C ao público será no dia 4 de setembro, às 15 horas, na Casa da Embrapa.

"A produção de material genético suíno no Brasil está concentrada em grandes empresas do setor, dificultando o acesso de pequenos produtores à genética de qualidade a preços acessíveis. Por isso, a Embrapa decidiu implementar esse projeto de lançar uma linha fêmea que pudesse ser utilizada com a sua linha macho, a MS115, para produzir carne de qualidade", diz o pesquisador Elsio Figueiredo, que liderou o desenvolvimento da matriz fêmea suína na Embrapa Suínos e Aves em Concórdia-SC.

A MO25C foi concebida para ser versátil, com boa produção de leitões, mas que transmita também melhor qualidade de carne aos suínos de abate. Ela é voltada para sistemas de produção que abastecem supermercados, churrascarias, restaurantes, mercado externo e produtos curados (presunto, copa, salame), que exigem cada vez mais qualidade de carne in natura, mas também pode ser utilizada por sistemas que produzem carne para indústria.

A principal característica da carne dos cevados produzidos por matrizes MO25C está na suculência (marmoreio), percebida principalmente na fabricação de produtos curados, que não ficam tão secos. A carne também tem diferenças no sabor, maciez e na cor, um pouco mais vermelha que a carne industrial.

"Essa opção de trazer a qualidade da carne pelo lado da fêmea é pouco explorada no Brasil. Geralmente, todas as linhas fêmeas são especializadas na produtividade de leitões. Esse foi um espaço que a Embrapa percebeu que poderia trazer benefícios para a produção de carne de qualidade, especialmente para produtores independentes e de pequenas integrações", diz o pesquisador da Embrapa.

A Embrapa Suínos e Aves também apresenta outras tecnologias na Expointer 2014:

Misturador de ração

Um dos maiores problemas observados em propriedades suinícolas é o desconhecimento do controle de qualidade no preparo de rações. Desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves e Bergamini Industrial, o misturador de ração é indicado para ração seca ou com adição de líquido, silagem de grão úmido de milho e sal mineral. O equipamento garante menor tempo de mistura e tem temporizador, visor grande, dosador de líquido, dupla descarga, grade de proteção, janela de inspeção, porta de limpeza e baixa velocidade. O misturador tem capacidade para 500kg e motor de 5cv e é ideal para pequenas fábricas de ração.

Poedeira colonial Embrapa 051

A poedeira colonial Embrapa 051 produz de 280 a 300 ovos a cada ciclo, enquanto uma galinha colonial comum atinge 80. A galinha também é considerada de duplo propósito, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos. A poedeira se destina a criações semiconfinadas ou agroecológicas. Apesar de apresentar características coloniais, a Embrapa 051 tem todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor.

Arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos

O Arranjo Tecnológico no Tratamento de Dejetos Suínos para a Produção de Fertilizante Orgânico é o resultado de mais de dez anos de pesquisas na área. A partir de 2011, em parceria com a Seara/Marfrig e algumas empresas, a Embrapa viabilizou a primeira experiência prática. O arranjo tecnológico inclui a produção de suínos, com os dejetos servindo de matéria-prima para a produção de composto orgânico e o enriquecimento do fertilizante. Depois os dejetos são distribuídos por uma máquina em um leito de compostagem com serragem proveniente de madeira de reflorestamento. E, por fim, a fábrica de adubo, onde o composto orgânico é peneirado e embalado para comercialização.

Segundo a comissão organizadora, no ano passado a Expointer recebeu 391 mil visitantes e comercializou R$ 3,292 bilhões em animais, máquinas e implementos agrícolas, produtos da agricultura familiar e artesanato.

Fêmea Suína Embrapa MO25C

Lançamento: 4/9, quinta-feira, às 15 horas, na Expointer em Esteio-RS, com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller. Em seguida, às 18h30, será oferecido um coquetel para convidados.

Vídeo da MO25C no canal da Embrapa no YouTube

www.youtube.com/watch?v=WnXZd6fRv6Y

Lucas Scherer Cardoso/Asimp/Embrapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.