Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os resultados da reunião de 2015 da rede InterPIG, referentes a custos mundiais de produção de suínos, já estão disponíveis para consulta no site da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS) da Embrapa, no endereço www.cnpsa.embrapa.br/cias. Na página, são abordadas a caracterização dos coeficientes técnicos, tipificando os tipos de suinocultores; os preços de mercado; os custos de produção; e a posição do Brasil frente aos países da InterPIG em 2014 (são considerados os estados de Santa Catarina e Mato Grosso).

Entre os resultados, a reunião mostrou que os custos de produção no Mato Grosso se mantêm como os menores entre os países da rede InterPIG, seguido de EUA, Canadá e Santa Catarina. O custo total em Santa Catarina foi 17% inferior à média do grupo (ou 268 €/t equivalente carcaça fria), enquanto que em Mato Grosso foi 33% inferior (ou 507 €/t equivalente carcaça fria).

Todos os itens que compõem os custos de produção no Brasil foram inferiores à média do grupo, exceto os insumos veterinários (sobretudo em Mato Grosso) e, em Santa Catarina o custo de capital de giro e a alimentação. Para o Mato Grosso, os itens de custo que mais influenciaram esta diferença foram alimentação, depreciação e mão de obra, que explicam 86% da diferença. Para Santa Catarina, os itens de custo que mais influenciaram foram depreciação, alimentação e mão de obra, que explicam 75% da diferença. Outro fator determinante para a liderança brasileira em custos em 2014 foi a desvalorização do real frente ao euro em 8,6% (desde 2012 a desvalorização acumulada foi de 24,3%).

O Brasil também apresenta os menores valores de investimentos em instalações e equipamentos, o que determina menores custos com depreciação e capital, apesar de taxas de juros mais elevadas.

A InterPIG envolve instituições de pesquisa, associações de representação, órgãos públicos e empresas de consultoria dos principais países produtores de carne suína. O objetivo é desenvolver e implantar uma metodologia padronizada de cálculo dos custos de produção, além de comparar os índices técnicos, os preços e os custos de produção dos participantes e apoiar estudos de competitividade entre os países.

A rede é articulada a distância e promove um encontro anual. O deste ano aconteceu em Florianópolis-SC e teve a participação de representantes do von Thünen Institut e ISN (Alemanha), VLV (Áustria), Landbouw e Visserij Boerenbond (Bélgica), Saskpork (Canadá), VSP e Landbrug & Fodevarer (Dinamarca), SIP Consultors (Espanha), Iowa State University (Estados Unidos), IFIP (França), LEI/Wageningen e PVE (Holanda), Teagasc (Irlanda), CRPA (Itália), BPEX (Reino Unido), UZEI (República Tcheca) e Svenska Pig (Suécia). O Brasil participa desde 2008 por meio da Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A CIAS também disponibiliza em seu site os resultados das reuniões anuais da InterPIG desde 2011, referentes aos custos de produção mundiais de 2010.

Lucas Scherer Cardoso/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.