Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Embrapa é o primeiro lugar entre as mais de cem corporações do setor agropecuário que mais se relacionam com startups, segundo o ranking Top Open Corps deste ano. A empresa pública de pesquisa agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ficou à frente de Cargill, Mosaic, Corteva Agriscience e SLC Agrícola – e juntas foram responsáveis por 36% dos relacionamentos com agtechs. O anúncio e a premiação das Top 5 na categoria Agronegócio foi feito pela 100 Open Startups em cerimônia online realizada na segunda-feira (23).

Dados da organização indicam que os negócios transacionados entre corporações e startups resultaram este ano em cerca de 69 milhões de reais, volume 135% maior que os 12 milhões computados em 2020. No período, foram 277 relacionamentos de negócio com 134 startups, sendo a maior parte com agTechs (44%), seguidas das indTechs (22%) e productivityTechs (15%). Ainda segundo os organizadores, o tipo de contrato mais comum foi a contratação de serviços ou produtos das startups, seguido pelo fornecimento de acesso à base de clientes e canais de vendas.

O diretor executivo da plataforma, Bruno Rondani, destacou que o impacto direto em benefícios para ambos os lados e para o setor como um todo vai além das cifras indicadas. Ele considera que a 100 Open Startups colabora com os resultados obtidos ao reconhecer e premiar as corporações líderes em open innovation, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.

Na cerimônia virtual, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, se disse honrado com a premiação e falou da importância de a empresa ser referência em inovação aberta. “Sempre estivemos abertos a trabalhar com as startups”, disse, citando a atuação da instituição no segmento, iniciada em 2010 por meio de parcerias diretas.

Moretti destacou também o desenvolvimento de programas específicos, acrescentando que “a inovação é uma premissa para a Embrapa e está presente desde a nossa missão, que é Inovar para Transformar, e permeia o nosso Plano diretor. Vamos celebrar”.

Dinamismo

Ao comentar a premiação, a diretora executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Martin, lembrou que a instituição tem assento no Comitê Nacional de Iniciativas de Apoio a Startups e destacou o conjunto de programas da empresa voltados ao ambiente de inovação. “Vários centros de pesquisa da Embrapa têm parcerias com startups para o codesenvolvimento de tecnologia e já temos mais de 100 parcerias formais com startups”, apontou.

Martin ressalta ainda a contribuição da Embrapa para a visibilidade de agtechs do ecossistema de inovação do País por meio do Radar Agtech Brasil, levantamento realizado pela instituição por meio da Secretaria de Inovação e Negócios em parceria com a SP Venture e a Homo Ludens. A edição 2020/2021 do estudo mapeou 1.574 agtechs no Brasil. “Por tudo isso, é uma honra ocupar lugar de destaque entre as empresas líderes em open inovation no Brasil, mostrando que estamos no caminho certo”, disse.

Ecossistema De Inovação

Como forma de ampliar conexões com o ecossistema de inovação, os centros de pesquisa da Embrapa protagonizam mais de uma dezena de programas ligados a diversas cadeias produtivas para pensar e acelerar soluções tecnológicas para o agro brasileiro. Acesse aqui para obter mais informações sobre as iniciativas em desenvolvimento.

A empresa mantém editais de inovação aberta e parcerias estratégicas para viabilizar frentes de apoio e financiamentos de startups em parques tecnológicos e outros ambientes de inovação.

Empresas ou instituições interessadas em fazer parceria com a Embrapa podem entrar em contato com a área de Ambiente, Redes e Iniciativas de Inovação da Secretaria de Inovação e Negócios pelo e-mail sin.ari@embrapa.br ou pelo telefone: (61) 3448-1823.

Sobre a 100 Open Startups

A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2016 publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. Atualmente, são 18.300 startups e 3.600 corporações participantes da plataforma.

Valéria Cristina Costa/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.