Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Proposta foi apresentada pela UPL durante encontro com a ministra Kátia Abreu

A empresa indiana UPL propôs na segunda-feira (16) à ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) um acordo de cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com objetivo de estimular a produção no Brasil dos chamados pulses – leguminosas em grãos, como grão de bico, lentilha e feijão.

A Índia importa anualmente 3,6 milhões de toneladas desses grãos e tem expectativa de chegar a 10 milhões em cinco anos. A proposta da UPL, que foi bem recebida pela ministra e pelo presidente da Embrapa, Mauricio Lopes, é desenvolver um programa de estímulo à produção de pulses, a fim de que produtores e empresas brasileiras ganhem capacidade de exportar para a Índia.

A reunião com os representantes da UPL ocorreu em Nova Deli e fez parte da extensa agenda que a ministra cumpre na Ásia para ampliar mercados e atrair investimentos estrangeiros ao Brasil. A delegação brasileira já esteve também na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes e ainda passará pela China.

O governo indiano prevê que o consumo das leguminosas em grãos na Índia vai explodir nos próximos anos, e poucos países têm condições de suprir a demanda crescente da segunda nação mais populosa do mundo. Atualmente, o país importa pulses de países como Canadá e Austrália.

O presidente da Embrapa afirmou que o Brasil já cultiva grande quantidade dessas leguminosas, principalmente feijão comum e feijão-caupi, mas há potencial para incrementar a produção.

“Existe um potencial de melhoramento genético e de adaptação de variedades indianas que podem ser produzidas no Brasil, ajudando a avançar com maior rapidez para atender a esse grande déficit que existe no mercado indiano”, explicou Maurício Lopes.

A ministra afirmou que esta é uma oportunidade importante que beneficiará os produtores brasileiros e a população indiana. “Esse grande mercado que vai surgir nos próximos anos é uma grande oportunidade para o nosso agronegócio”, acrescentou.

Óleo de soja

Além da cooperação científica para as pulses, a UPL tem interesse em aumentar a compra de óleo de soja brasileiro. Atualmente, a empresa importa 13 milhões de toneladas de óleo bruto, sendo 3 milhões de soja – volume que foi triplicado de quatro anos para cá. A expectativa é que a quantidade alcance 10 milhões de toneladas em 2025.

“Esta é uma excelente oportunidade para os produtores de soja exportarem óleo para a Índia ou até mesmo trabalharem com estoque no país, uma vez que a demanda do mercado indiano é muito fragmentada”, observou Mauricio Lopes.

Priscilla Mendes/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.