Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Medida vai tornar o processo mais ágil para agroindústria

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou mais uma medida no seu processo de desburocratização da gestão. Decreto da Presidência da República, publicado na quarta-feira (23) no Diário Oficial da União, permite a emissão automática do registro dos produtos origem animal (carnes, mel, ovos, pescados e derivados) com regulamentos técnicos específicos. Hoje, o procedimento demora, em alguns casos, até oito meses. Com a mudança, a obtenção será instantânea, e o Mapa terá mais tempo para se dedicar à fiscalização dos produtos.

“Esse ajuste representa um avanço necessário para beneficiar a agroindústria”, disse o secretário de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, ao falar sobre a edição do Decreto nº 8.681, que modifica o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, aprovado pelo Decreto nº 30.691, de 1952. A emissão do registro se destina às empresas do setor agropecuário vinculadas ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).

De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização de Produtos de Origem Animal (Dipoa), José Luis Vargas, o ministério desenvolverá, em até 90 dias, um sistema para fazer o registro instantâneo. A alteração, acrescentou ele, deve simplificar a emissão de registro de cerca de 85% dos produtos de origem animal. O Mapa aprova, por ano, entre 30 e 35 mil registros de produtos.

Leia aqui e aqui o decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff e pela ministra Kátia Abreu.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.