Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No Show Rural Coopavel, presidente da AgriPoint defendeu o incremento da produção no Oeste do Paraná

“A região Oeste pode contribuir para que 2017 seja o ano do leite no Brasil”, afirmou o presidente da empresa AgriPoint - Serviços de Informação no Agronegócio, Marcelo Pereira de Carvalho, durante a palestra “Perspectiva de mercado para a cadeia do leite em 2017”. O bate-papo com os produtores ocorreu ontem (8), no estande do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), no Show Rural Coopavel, em Cascavel.

Para Carvalho, o Oeste paranaense é fundamental para o crescimento do setor. Ele lembrou que, nos últimos anos, a região contribuiu para que o Paraná se tornasse o maior produtor de leite da Região Sul e o segundo do Brasil, perde apenas para Minas Gerais.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, o Paraná produziu 4,66 bilhões de litros de leite em 2015, quase 20% de toda a produção nacional. “Nos últimos dois anos, a produção de leite caiu cerca de 4% no País. A queda poderia ser maior se a Região Sul, impulsionada pelo Oeste do Paraná, não tivesse crescido 15,5%”, ressaltou Carvalho.

Momento certo

Segundo o especialista, este é o momento para investir na atividade leiteira, porque há grande demanda pelo produto. “Não estamos conseguindo atender o consumo interno. Em 2016, o Brasil importou 7% do leite consumido no mercado nacional, quando a média anual de importação era antes de 2%”, disse.

Outro fator que pode estimular os produtores a investirem na cadeia do leite é o valor do produto: está agora 15% acima do praticado em 2015. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em dezembro de 2015 o preço pago ao produtor de leite foi de R$ 1,13/litro (dado corrigido pela inflação); em 2016, chegou a R$ 1,30.

Por outro lado, o valor do milho e da soja está mais baixo. “O milho e a soja são insumos para a produção do leite. Com valores mais baixos, o custo da produção diminui”, disse o especialista. Ele concluiu que o Brasil tem condições de atender a demanda interna. “Nosso país tem terra, água e insumos. Basta acreditar e investir”.

Programação de palestras

A programação de palestras no estande do Programa Oeste em Desenvolvimento, no Show Rural Coopavel, em Cascavel, prossegue nesta quinta e sexta-feiras, dias 9 e 10. 

Quinta-feira (9)

As atividades iniciam às 9h, com a palestra “Avaliações Genômicas – Impulsionando o melhoramento genético das fazendas leiteiras”, seguida pela palestra “Construindo a Vaca Leiteira Moderna: Desafios, estratégias e soluções”, às 10h30.

Às 14h30, o tema será “Energias Renováveis e as novas tendências do campo: o trator biometano”; às 15h30, o tema é “Eficiente ao extremo: edifícios que produzem toda a sua energia – Como este conceito é aplicado no agronegócio”.

Sexta-feira (10)

As atividades do Show Rural serão encerradas às 9h com a palestra “Perspectiva e tendências para o confinamento em 2017”.

Oeste em Desenvolvimento

Lançado em agosto de 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) busca promover o desenvolvimento sustentável da região por meio de um processo participativo. Para isso, reúne mais de 60 instituições públicas e privadas como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisas e tecnologias dos 54 municípios da região.

Asimp/Itaipu

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.