Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Qual melhor caminho a seguir em momentos de mudanças?

Chegou a seca em 2019. Além de muitas variáveis no cenário econômico e político, as oscilações e previsões nos mercados de grãos e proteinados tem deixado o produtor preocupado, porém ele deve sempre optar por otimizar seus lucros, perante a mudança na qualidade do capim nessa época. Optar por proteinados de melhor desempenho é a ferramenta mais rápida para buscar melhores resultados a pasto.

Reformar pasto, fazer rotacionado, adubar, vedar piquete, deixar sobrar macega, etc. Muitas vezes são planejamentos para ano seguinte ou vão envolver muitos outros fatores para tomada de decisão. Escolher o proteinado certo hoje, pode dar resultado já no fim do mês.

A diversidade de produtos para suplementação e a destinação de cada um deles também preocupa o produtor rural no momento de tomar a decisão sobre qual suplemento proteinado ele deve optar. Procurar menor custo? O de menor consumo? Buscar maior ganho de peso? Ou escolher o produto e/ou estratégia de melhor resultado?

O ideal é que o produtor busque sempre o melhor aporte de minerais em todas as opções, atingindo as exigências de ganho e saúde de cada categoria e seus desafios diários. Mas para melhorar de forma lucrativa, o ganho de peso e reprodução à pasto na fazenda, é necessário o uso de proteinados de consumos variados e em diferentes épocas do ano. O ideal é fazer simulações de viabilidade em todos os lotes.

Sugestões de estratégias de suplementação de alto, médio e baixo desempenho tem que estarem totalmente correlacionadas com a qualidade e disponibilidade das pastagens. E estarem juntas de plano econômico na tomada de decisão.

Variações nas condições ambientais como temperatura, luminosidade e chuvas, são responsáveis pelas alterações nas estruturas das plantas forrageiras, modificando seu valor nutricional, diminuindo assim sua digestibilidade e teôr de nutrientes, principalmente de proteína. Essa, quando falta, diminui o crescimento dos microorganismos do rúmem e, consequentemente, a digestão da forragem.  O boi pára de ganhar peso na seca.

Lembrando que algumas categorias necessitam de um investimento nas fases iniciais para trazerem mais retorno no futuro (desmama, recria, primíparas).

Quanto custa a tecnologia?

O produtor deve avaliar se o investimento na nutrição vai retornar em benefícios reais. Um proteinado mais caro vale a pena? O produtor tem que fazer as contas de custo por animal e avaliar não só a proteína e consumo, mas as dosagens de minerais e também a digestibilidade das matérias primas envolvidas.

Dependendo do processamento e quais farelos estão sendo usados na composição, podem variar o aproveitamento no trato digestivo do animal. São vários os fatores relacionados a isso.

Após essa avaliação criteriosa, transforme a diferença em reais do custo de cada opção nutricional, em quantidade de @ ou quilos de peso vivo, para pagar essa diferença. Essa medida o produtor sabe avaliar melhor, pois sabe que um produto de melhor qualidade faz o animal ganhar mais peso e render mais carcaça. Quando há mensuração, o produtor consegue enxergar muitas vezes que uma diferença considerável no preço por saco de proteinados pode fazer o barato sair mais caro!

Um produto de melhor qualidade faz o animal ganhar mais peso e render mais carcaça?

São muitos aspectos envolvidos pra descobrir o potencial do ganho, principalmente na entrada da seca e seca propriamente dita, devido a grande discrepâncias em cada produtor.

Mas ao comparar preços, deve-se calcular o desempenho mínimo para custear o investimento.

Vamos aos números:

Quando transformamos os custos de cada estratégia e produto e comparamos na mesma moeda, ganho de peso nesse caso, muitas vezes o custo extra do suplemento se paga com pouco desempenho a mais. Sendo muito viável.

Para o produtor escolher qual desempenho seus lotes terão, depende da qualidade e quantidade das folhas que serão ofertadas no pasto, ou seja, da qualidade da macega. Depois disso, deve-se avaliar qual o objetivo do lote: manter o peso, desenvolver carcaça, terminar carcaça e em qual velocidade.

Algumas demandas, como acabamento de carcaça, precisam de volumes maiores de nutrientes e muitas vezes leva o produtor a optar por introduzir maiores volumes de concentrado. Nessa hora, o cuidado com os custos devem ser redobrados, pois muitas vezes pode ficar caro e não compensar.

Devemos acelerar o funcionamento do rumem com proteinados o ano todo, principalmente nas águas onde temos mais substrato para ser digerido, o pasto verde e produtivo.

Planejar o ciclo de produção animal e sua demanda por nutrientes, juntos com a oferta de pasto ao longo do ano, são alternativas para buscar maior desempenho por hectare.  Uso de piquetes, adubação, confinamento, irrigação, e outras tecnologias, sempre devem ser feitas com uso de técnicas adequadas e prévio planejamento financeiro. O acompanhamento técnico, para validar as decisões, é fundamental. Nem sempre a grama do vizinho é mais verde. Ainda mais na seca.

Diego Magri Bernardes é médico veterinário do Departamento Técnico da Matsuda Minas

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.