Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Após consolidação do país como maior exportador mundial do grão, Fórum Brasil Agro reúne especialistas para tratar do futuro da soja no Brasil e no mundo
 
O panorama atual do mercado da soja e os novos rumos da cadeia produtiva da oleaginosa são os principais destaques do Fórum Brasil Agro, que vai reunir agricultores, autoridades e especialistas do setor. O evento, que chega à sua terceira edição, está marcado para o dia 3 de abril, abertura da ExpoLondrina 2014, e vai debater tecnologia, pesquisa e mercado do segmento no país.
 
O Fórum acontece em um momento de alta projeção da oleaginosa no agronegócio estadual e nacional. Neste ano, o Brasil consolida sua posição de maior exportador mundial do produto, conquistada no ano passado. No ciclo 2013/14, o país deve comercializar 45 milhões de toneladas do grão com o mercado externo, contra 41,6 milhões dos Estados Unidos, antigo líder do setor.
 
“Eu costumo dizer que depois do petróleo, independentemente de ser agrícola, a soja é a commodity com maior liquidez no mercado internacional. A temática do fórum, então, se justifica principalmente pela relevância econômica da soja”, explica Giovani Ferreira, coordenador do projeto Expedição Safra, que oferece indicadores da produção de grãos no Brasil e no exterior.
 
De acordo com dados da Expedição, o Brasil deve produzir 87,6 milhões de toneladas da oleaginosa na temporada atual. O Paraná, com 15 milhões de toneladas, é responsável por 18% dessa produção. Produtores de todas as regiões enfrentam o desafio de manter a competitividade brasileira no mercado. “É preciso investir cada vez mais em pesquisa, tecnologia e informação sobre essa cadeia, que tem sua produção concentrada basicamente nas América do Sul e do Norte”, avalia Ferreira.
 
Para o presidente da Cooperativa Integrada, Jorge Hashimoto, esse é o momento de discutir o futuro da soja no Brasil, como os avanços da pesquisa e tendências do mercado. "Nesse evento, teremos a oportunidade de discutir toda a cadeia produtiva dessa cultura tão importante para a economia do país", ressalta.
 
Ele destaca ainda que o importante papel das cooperativas no incremento de produtividade da soja no Paraná. "As cooperativas são o elo entre a pesquisa e o campo. Somente na Integrada, a produtividade média dos nossos cooperados aumentou mais de 40% desde a nossa fundação, há 18 anos", comenta o presidente da cooperativa.
 
O Fórum Brasil Agro é realizado em parceria com a Cooperativa Integrada, de Londrina, e conta com o apoio da Sociedade Rural do Paraná (SRP) e da cadeia produtiva do agronegócio paranaense. O evento acontece na sede da SRP, no Parque Ney Braga (Av. Tiradentes, 6275), em Londrina. A programação completa está disponível no convite em anexo.
 
Sobre os palestrantes
 
Três especialistas estão confirmados no evento. A primeira palestra é de Alexandre Nepomuceno, pesquisador da Embrapa Soja, empresa pública referência mundial em pesquisa sobre o produto. Em seguida, fala ao público o Gerente de Produtos Fábio Sgarbi, da Bayer, multinacional renomada no segmento.
 
Por fim, haverá a participação de Etore Baroni, da FCStone, consultoria norte-americana com atuação também no Brasil que acompanha a Expedição Safra nos trabalhos de campo. O evento, com abertura marcada para as 08h30, segue até o final da manhã.
 
Durante e após as palestras, os visitantes podem conferir a mostra fotográfica “Desafios e oportunidades: agronegócio moderno, sustentável e globalizado”, exposta no hall de acesso ao local onde será servido um almoço de confraternização ao final dos trabalhos. Na mesma data, mais tarde, ocorre a abertura oficial da ExpoLondrina, que vai até o dia 13 de abril.
 
Rafael Neves/Asimp/Expedição Safra
 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.