Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Produção e exportação de frango devem subir até 4% em todo o Brasil

O setor avícola nacional segue otimista em relação aos mercados interno e externo. Com projeções de crescimento em produtividade acima de 4% para o país, e de até 5% em algumas regiões, a avicultura brasileira deve continuar ganhando espaço com segurança. O diagnóstico é da Expedição Avicultura, projeto técnico-jornalístico da cadeia produtiva do frango que percorreu os três estados da região Sul.

Em 2015, mesmo com a desaceleração da economia, os abates cresceram 3,58%, enquanto os embarques de carne de frango para o exterior aumentaram 4,87% em todo o país. No Paraná, principal produtor e exportador brasileiro, os números foram ainda mais surpreendentes: 7,30% e 15,60%, respectivamente. Este ano, os índices devem ser mais baixos, mas permanecerão positivos.

“Acreditamos que a avicultura vai crescer a taxas mais adequadas em 2016, com aumento de 5% na produção e manutenção dos 15% em exportação no Paraná. Pode ser que em razão da economia, diminua o consumo interno, então vamos ter de buscar mais o mercado internacional”, avalia o coordenador da Expedição Avicultura e do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo, Giovani Ferreira.

O diagnóstico final do projeto, que percorreu mais de 5 mil quilômetros pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi apresentado na quinta-feira (28) durante encontro técnico em Curitiba (PR). O evento ocorreu no Espaço Cultural BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e reuniu mais de 80 lideranças políticas e do setor produtivo da avicultura.

Camila Tsubauchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.