Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em sua segunda edição, projeto vai percorrer as principais regiões do Paraná e Santa Catarina

Ontem, 14/10, uma equipe de técnicos e jornalistas deu início à segunda edição do projeto Expedição Avicultura, levantamento que busca diagnosticar a atividade avícola sul-brasileira discutindo desde os padrões adotados nos aviários à logística do embarque portuário. Além do Paraná, que teve a cadeia produtiva detalhada em 2012, o projeto vai percorrer também Santa Catarina, conferindo criadouros, indústrias e o corredor de exportação do estado.

“Além do crescimento da produção, do consumo e da exportação de frango nesses estados e no Brasil, é cada vez maior a importância econômica e social do setor, potencializada pelos diversos elos da cadeia produtiva, como as empresas e indústrias fornecedoras de insumos e serviços”, destaca Giovani Ferreira, coordenador do projeto. Segundo ele, a crise de 2012 mostrou para os profissionais do setor que para se manter competitivo é necessário ser cada vez mais eficiente e sustentável.

O setor avícola paranaense é considerado o maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil. Só em 2013, o estado foi responsável por 31% da produção nacional e 29% das exportações brasileiras. Somada com a de Santa Catarina, a participação do Paraná gira em torno de 50% no cenário nacional, tanto em produção como nos embarques.

Roteiro

A equipe visitará os principais polos avícolas do Paraná e de Santa Catarina. Com o objetivo de mapear a atividade e debater todas as variáveis que influenciam o setor, desde a produção, passando pelo abate até a exportação, serão percorridos cinco mil quilômetros até meados de novembro.

As incursões da Expedição Avicultura serão pautadas de acordo com características pré-definidas de cada região visitada. Estão previstas visitas a diversas áreas produtivas de algumas das principais empresas avícolas da região Sul, incluindo incubatórios, matrizeiros, avicultores, linhas de produção e entidades representativas. O roteiro ainda inclui a análise de Portos, Rodovias e Ferrovias. Ao todo serão 30 municípios, 100 produtores e 10 abatedouros visitados.

As duas primeiras semanas vão mostrar como o setor se estruturou de maneiras distintas no Paraná e a diferença entre a perspectiva das cooperativas agroindustriais e a das indústrias independentes. “Nos sistemas integrados às cooperativas, a avicultura é parte de um complexo agroindustrial que transforma proteína vegetal em proteína animal. Para as novas indústrias, que estruturam redes próprias de produção, a sustentação do negócio em si mesmo torna-se decisiva”, destaca o coordenador do projeto.

Nas duas semanas seguintes, o projeto vai percorrer a zona produtiva que vai do Sudoeste do Paraná ao Oeste de Santa Catarina, e também os portos que mais exportam carne de frango. “Trata-se de um corredor de grandes indústrias, que exige uma malha de produção cada vez mais intensa. Os desafios portuários serão debatidos com passagem também pelo Porto de Paranaguá”, explica Ferreira.

Acompanhe o roteiro da Expedição Avicultura 2014 em: www.expedicaoavicultura.com.br

Bruna Robassa /Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.