Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto volta a campo com duas viagens simultâneas para aferir condições das lavouras brasileiras de soja e milho. Roteiros nacionais incluem passagens por 16 estados

Com o início da colheita, técnicos e jornalistas da Expedição Safra 2014/15 retornam a campo em duas viagens simultâneas a fim de conferir o rendimento das lavouras de verão em 16 estados do país. Após estiagens no plantio e no desenvolvimento dos grãos, as equipes vão conferir, a partir da próxima segunda-feira, dia 26, o impacto do clima na safra estimada em 96,1 milhões de toneladas de soja e de 32,3 milhões de toneladas de milho.

De acordo com o Indicador Brasil lançado pelo projeto, a estimativa é que a produção nacional de grãos atinja a marca de 202 milhões de toneladas nesta safra, uma marca histórica para o país e que será conferida nas incursões e levantamentos feitos junto a produtores e especialistas pelos estados produtores.

A Expedição cumpre um dos roteiros com viagem de 9 mil quilômetros por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Além das condições de produção, a sondagem vai abordar questões logísticas, como o crescimento das exportações via Arco Norte. Em rota simultânea, outra equipe percorre Paraná e São Paulo, onde o objetivo é conferir se início da colheita corresponde à expectativa de retomada na produção, após um ano de seca.

Escoamento

A Expedição Safra 2014/15 retoma o debate que envolve o escoamento da safra para reavaliar questões como custos e competitividade. Em Rondônia, a equipe vai verificar e estruturação do embarque de soja pelo Rio Madeira na capital do estado, Porto Velho. Nas próximas viagens, serão visitados outros portos do Norte e Nordeste do país, num trabalho que mostra o surgimento de novas rotas de exportação.

“Com os roteiros ampliados no Centro-Norte e Centro-Oeste, incluindo passagem por Rondônia, Pará e Roraima, ampliamos a discussão logística nesta segunda etapa de sondagem em regiões chave para o desenvolvimento equilibrado das próximas safras”, explica Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra.

Em 2014/15, os participantes do projeto estão percorrendo 60 mil quilômetros de estradas no Brasil e no exterior. Na América do Sul, será conferida também a colheita de grãos da Argentina, Paraguai e Uruguai. Um roteiro extraordinário ao Leste da Europa pretende debater produção e consumo, com incursões na Rússia, Polônia e Ucrânia.

Apoio

Apoiam esta edição o Governo do Paraná, New Holland, Caixa Econômica Federal, Seara (com sede em Sertanópolis, PR), Agrotec (com sede em Ciudad del Este, Paraguai), consultoria FCStone, além da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), da Toyota do Brasil e do Crea-PR.

Asimp/ Expedição Safra

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.