Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com equipes em campo para monitorar o plantio, sondagem tem lançamento oficial em Foz do Iguaçu (PR)

Giórgia Gschwendtner/Asimp
 
A safra brasileira 2013/14 avança no plantio e sustenta potencial para 200 milhões de grãos, aponta a Expedição Safra, que fará o lançamento oficial de sua 8ª edição nesta quarta-feira (20), em Foz do Iguaçu. As projeções que serão apresentadas no evento vão ajudar a embasar os debates do 1º Fórum da Agricultura da América do Sul, que ocorre nos dois dias seguintes (21 e 22), também em Foz.
 
A tendência é que as lavouras brasileiras rendam perto de 90 milhões de toneladas de soja e 33 milhões de toneladas de milho de verão. Esses dois grãos sustentam a projeção de 200 milhões de toneladas, que considera outros 12 grãos e inclui o ciclo de inverno. A Expedição percorre 14 estados brasileiros, uma vez no plantio e outra na colheita, para acompanhar a evolução de cada safra do começo ao fim.
 
O Brasil tende a incrementar em 8 milhões de toneladas a sua produção de soja, cultivo que vem crescendo também na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai deve se aproximar de 160 milhões de toneladas.
 
As novidades e perspectivas do novo ciclo estão entre os temas do lançamento oficial da Expedição Safra, projeto técnico-jornalístico sobre a produção, o escoamento e o mercado de grãos. A recepção será a partir das 19 horas e a apresentação começa às 20 horas, no Bourbon Cataratas Convention & SPA, em Foz.
 
O coordenador da Expedição, Giovani Ferreira, aponta que as lavouras estão sendo favorecidas por uma boa condição climática. “O Brasil reafirma a supersafra num momento em que os principais produtores, Paraná e Mato Grosso, entram na reta final do plantio", aponta.
 
Na temporada 2013/14, A Expedição Safra vai a campo sob a temática “Expansão que desafia preço, mercado e sustentabilidade”, com incursões em 14 estados brasileiros. Além disso, o projeto já verificou a safra nos principais estados produtores do Corn Belt (EUA) e realizará a viagem extraordinária para a África. O projeto desenvolvido pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo pode ser acompanhado no site: www.expedicaosafra.com.br.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios