Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Roteiro contempla as principais regiões produtoras de grãos do Centro-Oeste brasileiro; lançamento oficial da 12ª temporada ocorre nesta quinta-feira, 25, em Curitiba (PR)

A Expedição Safra sai a campo para acompanhar a colheita de grãos do ciclo 2017/18. O primeiro roteiro dessa segunda fase é formado por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste, e pelo Paraná, no Sul do país. Além de acompanhar o trabalho dos produtores, cooperativas e institutos de pesquisa, a equipe do projeto vai visitar o Show Rural, em Cascavel (PR).

Nesta temporada, o Brasil tem potencial para colher 115,02 milhões de toneladas de soja e 90,15 milhões de toneladas de milho, conforme projeção inicial da Expedição Safra. A maior parte da oleaginosa sairá das lavouras do Centro-Oeste do país. Em MT e MS, primeiros destinos do projeto durante a colheita, a oleaginosa deve alcançar 40 milhões de toneladas – o equivalente a 34,7% do total previsto para o ciclo.

“A colheita ainda está no início, principalmente devido ao atraso no plantio em relação aos últimos ciclos e ao volume alto de chuvas em diversas regiões do país. Esses fatores estão segurando os trabalhos de retirada da soja da lavoura, mas a expectativa é bastante positiva em termos de volume”, explica o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.

Em Mato Grosso, a equipe do projeto vai visitar as regiões de Sorriso, Nova Mutum, Cuiabá e Rondonópolis. Ainda no Centro-Oeste, o roteiro contempla as cidades de São Gabriel do Oeste, Campo Grande, Dourados e Naviraí, em Mato Grosso do Sul. No dia 05 de fevereiro, a equipe de técnicos e jornalistas participa do Show Rural, em Cascavel (PR). O evento abre o calendário de feiras agropecuárias do país e vai reunir mais de 500 expositores.

O roteiro pelo Paraná contempla ainda as cidades de Campo Mourão, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, Maringá e Londrina. O estado é o segundo maior produtor de soja do país – atrás apenas de Mato Grosso – e deve alcançar 20,6 milhões de toneladas na temporada 2017/18. Quando o assunto é milho verão, as lavouras paranaenses têm potencial para produzir até 3,3 milhões de toneladas.

Lançamento

Antes de pegar a estrada, a Expedição Safra reúne representantes de todos os elos da cadeia produtiva de grãos para o lançamento da 12ª temporada do projeto. O evento acontece hoje (25), na sede da Gazeta do Povo, em Curitiba (PR), a partir das 19h. “Vamos traçar tendências, debater os desafios e as oportunidades de mercado para o Brasil”, destaca Ferreira.

Asimp/Expedição Safra

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.