Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A opção por algumas práticas na propriedade são determinantes para obter resultados seja na produtividade ou na manutenção das condições do solo e ambiente. Uma reflexão sobre o assunto é a proposta do 1º Simpósio Bem Estar na Fazenda, que será realizado amanhã, dia 14, a partir das 9 horas, no auditório Milton Alcover, na ExpoLondrina.

Os temas economia, ambiente e ética na produção de alimentos, madeira e biomassa vão nortear as cinco palestras. “O foco é a sustentabilidade, com discussões sobre a condução e manejo racional da propriedade”, diz Pedro Francio Filho, agrônomo da Unisafe, empresa de consultoria organizadora do evento.

Francio afirma que o produtor tem à mão inúmeras tecnologias, que são decisivas para a atividade, o que nem sempre significa algo sofisticado. “A engenharia existe para usarmos a nosso favor. E temos que resgatar conceitos básicos que muitas vezes são deixados de lado”, frisa. “Tudo está na mãe natureza, na mãe terra. A busca do equilíbrio é fundamental”, complementa.

O Simpósio tem início às 9 horas com a palestra “Importância dos solos: produção competitiva por meio da bioativação de solos e plantas. A ciência na prática”, que será proferida pelo agrônomo Ademir Calegari, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Às 10 horas, a agrônoma Mary Silvia Ferro falará sobre “Meio ambiente: problema ou solução?”. Pedro Francio Filho faz a palestra “Diversificação rural: o componente florestal na produção agropecuária. Sistemas integrados silvipastoril, silviagrícola e agrossilvipastoril,” às 11 horas.

O zootecnista Murilo Henrique Quintiliano fará a palestra “Boas práticas de manejo e bem estar animal na produção de bovinos”, a partir das 11h30. O agrônomo Henrique Lopes Moino falará sobre “Gestão rural: economia, ambiente e ética em busca de resultados”, palestra que será seguida de debates.

As vagas são limitadas e as inscrições para o simpósio podem ser feitas pelo site www.expolondrina2015.com.br

Asimp/SRP

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios