Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A raça esteve na exposição pela primeira vez há 10 anos

O Senepol, raça taurina adaptada às condições climáticas brasileiras, participa da ExpoLondrina 2019 com um número mais representativo de animais do que em outros anos. São cerca de 50 cabeças expostas no pavilhão Willie Davids, no Parque Ney Braga.

O Senepol participou da exposição pela primeira vez em 2009 e segundo o pecuarista Sadi Isper Filho “este é o primeiro ano que a raça terá um pavilhão somente dela na ExpoLondrina, com todo o grupo de criadores do Paraná,  de diversas regiões do estado”. No espaço será montado ainda um longe, onde os visitantes e produtores serão recepcionados.

Existem no Brasil cerca de 600 criadores da raça. A maioria se concentra no norte do país. A raça tem alta capacidade de adaptação a diferentes ambientes. Os animais não possuem chifres, têm pelos muito curtos, de cor vermelha, preta ou marrom.

Selecionado desde 2000 no Brasil, o Senepol tem como diferenciais, a capacidade dos touros em cobrir a vacada a campo, mesmo em regiões mais quentes e o alto grau de heterose, em cruzamentos com outras raças, resultando em maior velocidade de ganho de peso, menor tempo de abate e bezerros mais pesados à desmama.

O Senepol tem duas origens principais, o gado Red Pool, europeu, e a N’Dama, do Senegal, país da África Ocidental localizado a oeste do deserto do Saara.

Os produtores que estarão na ExpoLondrina 2019 são: Sadi Isper Filho e Adilson Edson Reich ( Senepol Luar / Santa Mariana-PR); Erik Petter (Koelpe Senepol / Castro-PR); Alaor Taques Filho (Coca Senepol / Ventania-PR); Guilherme Garcia Gois ( Agropecuária Gois / Umuarama-PR); Jose Valdir Brescansin (Senepol São Geraldo / Marialva -PR); Arthur Cesar Vigilato ( 4A Senepol - Campo Mourão-PR); Diogo Bianchi (3B Senepol - Campo Mourão-PR); Araripe S. G. Pereira  (Senepol Terra Morena - Marialva- PR); Jose Claudio Menarin  ( Senepol a Campo - Ventania-PR).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.