Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A cada ano a participação da ovinocultura tem aumentado na ExpoLondrina, seguindo tendência de crescimento da atividade na região Norte do Paraná. Nesta edição, 600, ovinos e caprinos- o dobro de 2014- estão no Parque Ney Braga, um recorde de animais, que vêm de várias regiões do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo em Mato Grosso do Sul.

“O setor de ovinocaprinocultura está passando por um excelente momento, com o mercado bastante aquecido. Os consumidores descobriram a carne de cordeiro”, comemora o diretor de Ovinocaprinocultura da Sociedade Rural do Paraná, Luiz Fernando Cunha Filho.

Estão no Parque as raças de ovino de corte (Ile de France, Texel, Santa Inês, Dorper, White Dorper, Suffolk e Pool Dorset), além de caprinos da raça Boer (carne) e Saanen (leite).

Entidades representativas e produtores, porém, querem ampliar o leque de possibilidades da atividade e investem na programação especial durante a ExpoLondrina. Um exemplo é o 1º Seminário Paranaense de Ovinocultura Leiteira, que se realiza no dia 18, sábado, no auditório Milton Alcover.

Seminário

O 1º Seminário Paranaense de Ovinocultura Leiteira será realizado no dia 18, sábado, no auditório Milton Alcover, a partir das 9 horas.

O evento tem início com a palestra “Leite de ovelha: particularidades e potencial de uso”, com Cláudia Freire de Andrade Morais Penna, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na sequência, o tema é “Viabilidade econômica da ovinocultura leiteira”, que será tratado pelo zootecnista Anderson Elias Bianchi, da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Leiteiros (Abcol) e diretor da Ovelhas Béé.

Às 10h50, está programada a palestra “Importância da mastite em ovelhas e medidas de prevenção”, a ser proferida pela veterinária Priscilla Fajardo Valente Pereira, da UEL. O período da manhã será encerrado com a mesa redonda “É possível lucrar com leite ovino”, com Lina Casale Aragon Alegro, da UNOPAR.

Das 14 às 16 horas está programada uma atividade prática: “Qualidade do leite de ovelha: aspectos físicos, químicos e microbiológicos”, com Elsa Helena Walter de Santana, da UNOPAR.

O intervalo do período da manhã poderia receber a denominação de “Milk break” porque será realizada degustação de produtos derivados de leite ovino.

No mesmo dia, a partir das 13h30, será realizado o Curso de Andrologia.

Asimp/SRP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.