Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Já estão confirmadas as presenças de 600 ovinos e caprinos na edição 2015 da ExpoLondrina, um recorde de participação. Os animais vêm de várias regiões do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“O setor de ovinocaprinocultura está passando por um excelente momento, com o mercado bastante aquecido. Os consumidores descobriram a carne de cordeiro”, comemora o diretor de Ovinocaprinocultura da Sociedade Rural do Paraná, Luiz Fernando Cunha Filho.

Estão confirmadas as presenças de todas as raças de ovino de corte (Ile de France, Texel, Santa Inês, Dorper. White Dorper Suffolkc e Pool Dorset), além de caprinos da raça Boer (carne) e Saanen (leite).

Eventos técnicos

Serão muitos os eventos do setor de ovinocaprinocultura nesta edição, indo desde a Exposição Nacional da Raça Ile de France, que sai do Rio Grande do Sul pela primeira vez, até o Festival Gastronômico com o chef Taíco, apresentando receitas consagradas e novidades que têm o  cordeiro como ingrediente principal.

A Exposição Nacional da Raça Ile de France será entre os dias 15 e 17 de abril. “Vamos receber excelentes exemplares da raça e nossos criadores e visitantes poderão conhecer todo o seu potencial”, comenta Cunha Filho. Segundo ele, este ano ocorrerá a maior e mais importante edição da Ovinocultura da ExpoLondrina.

No evento, também será realizado o ciclo de palestras de ovinocaprinocultura, que chega a sua terceira edição.  “O ciclo estará mais maduro e abrangente,  com termas sobre a criação, sanidade, nutrição, reprodução e mercado futuro”, explica Cunha Filho.

Ele lembra que o evento já se tornou nacional, com participantes do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. “E o mais importante, mesclando jovens empreendedores, estudantes, profissionais das agrárias e produtores rurais que querem diversificar sua produção”, diz ele. O ciclo de palestras conta com a participação efetiva da FAEP e Sindicato Rural de Londrina.

Seminário Paranaense em Ovinocultura Leiteira

Pouco difundida na região de Londrina, a ovinocultura leiteira está em crescente expansão e tem apresentado rentabilidade ao produtor, além de produtos de sabor e qualidade únicos e ótima aceitabilidade pelo público consumidor.

Buscando expandir o mercado, a ExpoLondrina irá sediar o I Seminário Paranaense em Ovinocultura Leiteira, no dia 18 de abril, a partir das 8 horas, no recinto Milton Alcover. As palestras serão ministradas por especialistas de Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, além de uma parte prática, no período da tarde, abordando a avaliação da qualidade do leite de ovelha, os aspectos físicos, químicos e microbiológicos, ministrado pela professora doutora Elsa Helena Walter de Santana.

As inscrições serão abertas dia 1 de abril, pelo site www.expolondrina2015.com.br, gratuitamente.

Habilidade e diversão

A ExpoLondrina também vai apresentar ao público a habilidade de pastoreio de ovinos e marrecos com cães adestrados. A apresentação será no primeiro sábado e domingo, à tarde, na pista central do Parque Governador Ney Braga. A apresentação estará a cargo do Canil Bratslava, de Maringá.

A ExpoLondrina será realizada de 9 a 19 de abril, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina (PR).

Asimp/SRP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.