Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tema é discutido há 9 anos, mas o Mapa quer sugestões em 48 horas

O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, encaminhou a Bruno B. Lucchi, Superintendente Técnico Adjunto  da CNA e a Rodrigo Alvin, Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ( MAPA),  um ofício pedindo a abertura de consulta pública a revisão do regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RISPOA).

O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, encaminhou a Bruno B. Lucchi, Superintendente Técnico Adjunto  da CNA e a Rodrigo Alvin, Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ( MAPA),  um ofício pedindo a abertura de consulta pública a revisão do regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA).

Isso ocorreu porque de forma inusitada o MAPA fixou em 48 horas o prazo para sugestões num tema complexo e que há quase 9 anos vem sendo debatido.  Eis a íntegra do ofício:

“Atendendo orientação do gabinete da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Kátia Abreu, a FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná recebeu na noite de 20 de janeiro de 2015, um ofício da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados.

O documento encaminhou consulta para colher sugestões das entidades representativas quanto à MINUTA de Revisão do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA).

Segundo o texto, as contribuições deveriam ser encaminhadas ao MAPA, impreterivelmente, até o dia 22.01.2015 (quinta-feira). Dessa forma, haveria menos de dois dias para apreciação da referida minuta desse importante regulamento.

Também foi informado que em 20/01 foram realizadas reuniões no Ministério da Agricultura com os setores lácteos e de carnes (aves, suínos e bovinos). Na ocasião a Ministra da Agricultura informou que pretendente publicar o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) no dia 03/02. Para que isso ocorra, a minuta final do documento deve ser enviada a Casa Civil até o dia 26/01.

O Ministério criou em 2007 um Grupo de Trabalho para desenvolver as referidas mudanças no RIISPOA, mas a elaboração dessa minuta ficou restrita a um pequeno grupo de entidades, que debateu o assunto durante meses. Dessa forma é incoerente que aqueles que não participaram do processo tenham menos de dois dias para apreciar as mudanças de regulamento tão complexo e extenso (952 artigos), que envolve diversas cadeias produtivas e legislações.

Além disso a análise dos motivos que tornam necessária determinadas mudanças, a definição dos agentes responsáveis pela implantação, o levantamento das normativas impactadas necessitam de um prazo muito superior aos dois dias estabelecidos para que se faça uma avaliação correta da minuta e sejam encaminhadas as sugestões solicitadas.

Diante do exposto, visando dar maior transparência e prazo compatível para avaliação e encaminhamento de sugestões ao RISSPOA, solicitamos a abertura de consulta pública para que todas as entidades representativas dos setores impactados possam se posicionar sobre as mudanças do regulamento”.

Asimp/FAEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.