Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ofício encaminhado à ministra da Agricultura nesta segunda-feira traz seis reivindicações

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, encaminhou na segunda-feira (1º) um ofício à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, solicitando respostas em caráter de urgência para as propostas apresentadas pela FAEP e pela Federação de Agricultura de Goiás (FAEG) durante a 1ª Reunião da Comissão Consultiva de Agentes do PSR, ocorrida no ministério da Agricultura (MAPA), no último dia 27 de janeiro. Na ocasião, as duas federações representaram a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

A preocupação da FAEP é que a mudança nas regras do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), instituída através da Resolução nº 42, de 20 de novembro de 2015, dificulte e restrinja a cobertura de seguro de diversas culturas, deixando o produtor rural à mercê da própria sorte em um ano em que o El Niño deve acirrar os problemas climáticos.

As novas regras do PSR prejudicarão principalmente os produtores de trigo, milho 2ª safra, feijão e frutas. O percentual de subvenção que antes era de 60% a 70% para essas atividades foi reduzida para 30% a 45%. Como se trata de culturas de maior risco e maior frequência de enfrentar problemas climáticos, o prêmio médio dessas atividades é alto.

Outro ponto central é o prazo para a liberação dos recursos. Em 12 de janeiro o MAPA autorizou as companhias seguradoras a ofertarem seguro agrícola no âmbito no programa, informando que em torno de 30% do orçamento do PSR deve ser utilizado nas culturas de inverno e milho 2ª safra. No entanto, o comunicado do MAPA estabelece a data para entrada me operação da nova versão do sistema de operacionalização do Programa de Subvenção ao PSR – SISSER, para primeiro de maio deste ano. O período é considerado muito tardio no calendário agrícola, uma vez que nessa época os produtores de milho 2ª safra e trigo já contrataram o custeio das safras.

O documento reitera as seis propostas apresentadas durante a reunião de 27 de janeiro, que, em linhas gerais, pedem um percentual maior para a subvenção “Excluir do programa o apoio com subvenção para seguro agrícola de grãos com baixos níveis de cobertura (50%, 55% e 60% da produtividade estipulada pelas companhias seguradoras), considerados produtos com eficiência pífia [...]”. Outro pleito é que a operacionalização do PSR comece a ser feito no começo de fevereiro para a contratação de operações para a safra de verão, e no final de fevereiro seja feita a primeira liberação do sistema para o envio das operações da safra de inverno (milho 2ª safra, trigo e demais grãos de inverno), e não em maio, como pretende o MAPA.

Ofício na íntegra

Asimp/FAEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.