Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Levantamentos sobre as duas culturas foram divulgados ontem (17)

A safra brasileira de café (arábica e conilon) fechou o ano em 43,24 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado. Em período de baixa bienalidade, o resultado representa queda de 5,3% em comparação à produção de 45,64 milhões de sacas do ano passado. Os dados constam do quarto e último levantamento do grão para o ciclo 2015, divulgado ontem (17) pelo Ministério do Abastecimento, Pecuária e Agricultura (Mapa) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A redução da produção de café é atribuída a fatores climáticos. Segundo o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini, a cultura sofre incidências do clima no desenvolvimento da planta, na florada, na formação e no enchimento do grão e na fase da colheita. “A diminuição da safra ocorreu em boa parte das regiões produtoras de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.”

O levantamento da Conab apontou que houve incremento em novas áreas para o cultivo do café. Isso significa que poderá haver recuperação do volume de produção do grão para as próximas safras. “O incremento de novas áreas nos dá o indicativo de que a produção poderá ser recomposta e melhorada”, assinalou o diretor da Conab.

Cana

A produção da cana-de-açúcar também foi atingida pelo clima. A safra 2015/2016 pode chegar a 658,7 milhões de toneladas, com um aumento de 3,8% em relação à safra anterior, quando foram colhidas 634,8 milhões de toneladas, segundo levantamento divulgado ontem (17) pela Conab.

A estimativa de um aumento na produção e na produtividade (3,9%) se deve, sobretudo, à participação dos canaviais da região Centro-Sul, que não sofreram os efeitos da falta de chuvas na safra anterior e que afetaram a produtividade.

De acordo com o secretário de Política Agrícola, André Nassar, a pesquisa da Conab aponta um aspecto positivo: a recuperação da produtividade da região Centro-Sul. Ele salientou ainda que a renovação do canavial precisa melhorar para garantir essa recuperação de produtividade no longo prazo. “A idade média do canavial está melhor e as perspectiva de mercado são boas.”

A maior parte da cana colhida será destinada à fabricação de etanol, que representa 57,9% de toda produção. O etanol total deve ter um aumento de 1,9% ou cerca de 554 milhões de litros, passando de 28,66 para 29,21 bilhões de litros.

A produção de açúcar deve ter redução de 2,7%, conforme a Conab. A estimativa apresenta queda de 35,56 milhões para 34,61 milhões de toneladas, o que representa 947,5 mil toneladas a menos.

Veja aqui e aqui mais informações sobre os levantamentos das duas safras.

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.