Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa, neste sábado (29), da abertura da 83ª Expozebu – Exposição Internacional do Gado Zebu, em Uberaba (MG), a partir das 10h. No evento, que se estende até 7 de maio, realizado no parque Fernando Costa, o ministro vai receber o título de Associado Benemérito e Honorário da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A partir das 12h40, Maggi fará o lançamento nacional da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que envolverá 22 estados e o Distrito Federal, a partir de 1º de maio.

A feira deste ano, que tem como tema “Integração Lavoura, Pecuária-Floresta”, deverá movimentar negócios da ordem de R$ 150 milhões em leilões e vendas diretas de animais e comercialização de tecnologia (máquinas e insumos). O parque deverá receber 1.810 zebuínos de todas as raças. Está prevista a participação de representantes de 30 países, entre os quais, Angola, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Emirados Árabes, Paraguai, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Índia, México, Moçambique, Nicarágua, Panamá e Turquia.

A Expozebu é considerada vitrine da pecuária e ponto de partida do atual estágio de evolução e de desenvolvimento genético do rebanho zebuíno brasileiro, que corresponde a mais de 80% do total nacional de bovinos. A ABCZ, organizadora da feira há 83 anos, é responsável pela administração e pela execução do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas no país, por delegação do Mapa. A entidade vem trabalhando no registro genealógico, no direcionamento contínuo do melhoramento genético e na promoção das raças zebuínas, contribuindo para o aumento sustentável da produção mundial de carne e leite.

Também deverão ser realizadas visitas a propriedades, centrais de inseminação e a outros associados ao projeto Brazillian Cattle. O Brazilian Cattle é um programa setorial executado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABCZ. Participam do Brazilian Cattle criadores, associações e empresas reconhecidas nacionalmente de diversos segmentos da pecuária. O projeto oferta ao mundo tropical um pacote de tecnologias com base no zebu brasileiro, capaz de incrementar a produção de alimentos.

Asimp/Mapa

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios