Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta semana, FETAEP passa por Itapejara do Oeste, Cascavel e Umuarama

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP) inicia hoje, dia 07 de junho, a divulgação do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 pelo Estado. A primeira cidade a receber a comitiva da Federação será Itapejara do Oeste, seguido por Cascavel (dia 08) e Umuarama (dia 09). Ao todo serão 11 eventos que contarão com a presença, além da FETAEP, do Banco do Brasil, EMATER, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Agricultura e de Abastecimento (SEAB), Conselhos Municipais e Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais. Confira no box abaixo o cronograma de eventos.

O objetivo dos eventos, segundo o secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla, é somar esforços para que a agricultura familiar possa aproveitar os recursos ofertados da melhor forma possível. “Além disso, a Federação busca a promoção do desenvolvimento da agricultura paranaense, numa retomada de investimentos e custeios para produzir mais e melhor”, salienta Brambilla.

Durante as reuniões, a FETAEP também vai destacar o tema em torno do uso e do manejo do solo. “Com a participação de especialistas do EMATER e do Iapar, propiciaremos uma reflexão acerca da forma que temos usado a terra, na maioria das vezes agressiva, não fazendo o devido trato e nem o manejo adequado. Tal prática acaba acarretando grandes perdas de recursos, além de redução na produção, gastos desnecessários com insumos. Com isso, temos a expectativa de que a agricultura familiar continue avançando e produzindo alimentos, gerando trabalho e renda”, conclui Brambilla.

PRONAF

Lançado no dia 13 de maio, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 vai disponibilizar este ano uma verba de R$ 30 bilhões para o financiamento de projetos individuais ou coletivos nas operações do PRONAF. Além disso, os juros para a produção de alimentos como arroz, feijão, batata, trigo, café, leite e outras culturas, assim como a criação de gado leiteiro, abelhas, peixes, ovelhas e cabras foram reduzidos de 5,5% para 2,5% ao ano.

“Conquistamos essa volta a um patamar mais adequado à realidade da agricultura, considerando principalmente esse período difícil da economia”, afirma Brambilla, dizendo ainda que o agricultor é mais ponderado e, é mais provável, deixar de buscar crédito do que apostar em um juro alto em um mercado incerto. A redução dos juros facilita e incentiva um maior giro de recursos na compra de insumos, maquinários e animais. Para a agricultura familiar, isso favorece o aquecimento do mercado estimulando o comércio regional e a economia em um panorama geral.

Todos agricultores podem buscar o acesso às linhas de crédito por meio das diferentes modalidades do programa, como PRONAF Jovem, PRONAF Mulher, PRONAF Mais Alimentos, PRONAF Agroindústria, entre outros. Para Brambilla, o novo Plano Safra traz uma série de medidas inovadoras e positivas para a agricultura familiar, muitas delas resultantes da demanda requerida pelo MSTTR junto ao Governo Federal. 

LANÇAMENTO PLANO SAFRA 2016/2017 NAS REGIONAIS SINDICAIS DA FETAEP – HORÁRIO: 09h00 às 13h00

DATA

REGIONAL

CIDADE

ENDEREÇO

PÚBLICO PREVISTO

07 - 06

01

ITAPEJARA DO OESTE

Casa da Cultura –

Avenida Manoel Ribas s/n, Itapejara Do Oeste - PR

150 Pessoas

08 - 06

02

CASCAVEL

Auditório Parque Tecnológico da Coopavel –
BR 277 - KM 577, Cascavel – PR

200 Pessoas

09 - 06

03

UMUARAMA

SRU – Sindicato Rural de Umuarama

Avenida Brasil, nº 3547 – Umuarama – PR

120 Pessoas

10 - 06

05

CAMPO MOURÃO

Espaço Allure –

Rua Roberto Brzezinski, 1520, Campo Mourão – PR

120 Pessoas

14 - 06

04

PARANAVAÍ

OAB – Paranavaí – PR

Rua Profª Neuza Cascão Borba, nº 1635

120 Pessoas

15 - 06

06

GUARACI

Centro Cultural Mário Lago –

Rua Prefeito João de Giulli, nº180 – Guaraci – PR

130 Pessoas

16 - 06

07

SANTO ANTONIO DA PLATINA

Salão de Eventos da Sociedade Rural –

Parque de Exposição Dr. Alicio Dias dos Reis – Santo Antônio da Platina - PR

80 Pessoas

20 - 06

10.A

CURITIBA

Hotel Estação Express –

Rua João Negrão, nº 780 Curitiba – PR

50 Pessoas

21 - 06

10.B

CASTRO

Parque de exposições Dario de Macedo – Castro –

Colônia Castrolanda – PR 340 KM 198 - Castro PR

60 Pessoas

28 - 06

09

IVAIPORÃ

Sala de reuniões da Associação Atlética Banco do Brasil  - AABB –

Rua Leopoldina s – Ivaporã  - PR

120 Pessoas

29 - 06

08

GUARAPUAVA

Salão de reunião do STR de Guarapuava –

Rua Andrade Neves, nº 706 – Centro, Guarapuava –  PR

100 Pessoas

Atenção – A programação acima poderá sofrer alterações conforme necessário.

Renata Souza/Fetaep

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios