Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento, que aconteceu na última semana, reuniu público de 3 mil pessoas, em Jacarezinho; lotes classificados no concurso foram arrematados em leilão

A oitava edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Ficafé 2015, promovida pelo Sebrae/PR, pela Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) e pela Cooperativa de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), chegou ao final na última sexta-feira, dia 16 de outubro. Na ocasião, os organizadores do evento divulgaram o resultado do “III Concurso de Qualidades dos Sabores do Norte Pioneiro”.

A produtora rural de Japira, Claudete Valle Pires, ficou com o 1º lugar na categoria “Cereja Descascado”.  Ela ficou muito feliz e acredita que a conquista só foi possível graças à participação no Programa 100% Qualidade, do Sebrae/PR, que dissemina o conhecimento sobre técnicas de manejo e novas tecnologias para a cafeicultura. “Tive muito incentivo, achei que não tinha essa capacidade. Foi muita dedicação e também fizemos tudo conforme a orientação do Programa”, diz.

Claudete Pires conta ainda que esse foi o primeiro ano que se dedicou à cultura do cereja descascado e que contou com uma “ajudinha extra”. “Tivemos a colaboração de outro produtor da Associação [ACENPP], que emprestou a máquina de descascar café. Estamos bastante unidos no núcleo, um ajudando o outro", conta.

O segundo lugar na categoria “Cereja Descascado” foi para o produtor José Adão Gomes, de São Jerônimo da Serra.

Já na categoria “Cereja Natural”, o campeão foi o cafeicultor Augusto Serafim, de Ribeirão Claro. A segunda posição foi de Ceres Oliveira, de Joaquim Távora. "Esse resultado é graças a um trabalho em equipe, tivemos muitas pessoas orientando sobre o que devemos fazer na produção, mostrando o certo e o errado. Estou no Programa desde o começo. Já ganhei outras vezes, mas é tudo resultado desse trabalho e estou muito feliz”, diz Serafim.

Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, relata que os 11 lotes classificados no concurso foram arrematados em leilão, no mínimo pelo preço mínimo. “O nano lote de café [saca de 30 quilos] mais barato foi vendido a R$ 450 e o mais caro a R$ 1.001. O concurso e o leilão são mais um incentivo para os produtores se dedicarem cada vez mais à cafeicultura para obter cafés de qualidade e certificados, com alta pontuação. O cultivo de cafés especiais é uma forma de aumentar a lucratividade nas lavouras e estimular os produtores rurais a permanecerem no campo”, observa.

Ficafé 2015

A Ficafé 2015 reuniu 3 mil pessoas, entre produtores do Norte Pioneiro, estudantes, compradores e lideranças. O evento é uma ferramenta de marketing para a promoção dos cafés de qualidade e certificados do Norte Pioneiro e contribui ainda com a capacitação dos cafeicultores, uma vez que apresenta as tendências do universo dos cafés especiais.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.