Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

IV Simpósio de Difusão Tecnológica do Norte Pioneiro do Paraná acontece durante maior evento da cafeicultura no Estado e atrai produtores interessados em obter conhecimento e melhorar a produção

Um dos atrativos da oitava edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Ficafé 2015 é o IV Simpósio de Difusão Tecnológica do Norte Pioneiro do Paraná. O evento, que já é uma tradição no segmento, reúne centenas de produtores, especialistas e compradores até esta sexta-feira, dia 16 de outubro, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná.

O café cereja descascado é o tema principal das palestras proferidas por especialistas. Guilherme Salomão, engenheiro agrônomo e credenciado do Sebrae/PR, falou sobre “A importância do café cereja descascado na obtenção da qualidade”. Ele atua no Projeto 100% Qualidade em municípios como Carlópolis, Congonhinhas, Nova Fátima e São Jerônimo da Serra, todos na região.

Guilherme Salomão explica que, ao descascar o café cereja, o produtor consegue selecionar os grãos em perfeito estágio de maturação, além de retirar toda a carga orgânica, que influencia na fermentação. “O café in natura é envolvido pela casca e pela mucilagem, que contribuem com a fermentação do grão. Quando é descascado, o produto não perde a qualidade porque não passa pelo processo de fermentação”, explica.

Durante a palestra, Guilherme Salomão mostrou para os produtores como é possível atingir a qualidade desde o manejo da lavoura, passando pelo processamento do café e até os cuidados na pós-colheita. Ele também frisou sobre a importância de investir na produção de cafés especiais para melhorar a lucratividade dos cafeicultores do Norte Pioneiro do Paraná.

“No mercado, o café commodity segue a cotação das bolsas de Nova York e de Londres e está sujeito à flutuação do preço. Já os cafés especiais, têm um preço mais estável, graças à sua diferenciação. Os cafés certificados também são vantajosos, porque as certificadoras, como a fair trade [comércio justo], garantem a obtenção do preço mínimo de comercialização”, informa Guilherme Salomão.

Pedro Luiz Vieira da Silva, produtor do município de Pinhalão, participou da palestra e conta que já conhecia a técnica. Ele pretende implementar a produção do cereja descascado no próximo ano, após a aquisição de um equipamento chamado ‘espolpador’, que retira a casca e a mucilagem do fruto. “Desejo investir na tecnologia para agregar mais valor ao produto. A palestra ajudou muito. Eu já sabia bastante coisa que foi comentada, mas é importante relembrar todos os cuidados que devemos ter na produção de cafés especiais”, relata.

Geração de conhecimento

Para Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto de Cafés Especiais, a geração de conhecimento é um diferencial da Ficafé. “Nosso objetivo é levar informações para produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e estudantes, com a intenção de capacitar todos os envolvidos na cadeia produtiva da cultura do café”, afirma.

Capello enfatiza que a adoção de algumas medidas, como investimento em tecnologia, mecanização da lavoura, redução de custos, aumento da produtividade e comercialização de grãos com alto valor agregado, traz resultados positivos para os produtores. “A ideia do Simpósio é disponibilizar informações para melhorar a produtividade de cafés especiais.”

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.