Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante os três dias de feira, os visitantes poderão participar de palestras, visitas guiadas aos estandes, mesas redondas, clínicas tecnológicas e, claro, o já tradicional concurso de Qualidade dos Cafés Especiais

Começa nesta quarta-feira, dia 26, a nona edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé 2016), em Jacarezinho. A abertura oficial será às 10 horas, no Centro de Eventos da cidade. A feira deste ano tem como tema principal “Café Cereja Descascado e Sustentabilidade Econômica e Ambiental”. Até o dia 28, sexta-feira, o evento deve reunir produtores, especialistas, compradores de cafés do Brasil e do exterior, além de expositores de máquinas, equipamentos e insumos.

Na programação estão discussões e bate-papos sobre temas como inovação, sustentabilidade econômica e ambiental, cereja descascado, tratamento de águas residuais, agronomia, colheita mecanizada, processamento via úmida, programa 100% Qualidade, mercado e comercialização. Durante os três dias de feira, os visitantes poderão participar de palestras, visitas guiadas aos estandes, mesas redondas, clínicas tecnológicas e, claro, o já tradicional concurso de Qualidade dos Cafés Especiais, cujo resultado será divulgado na tarde do dia 28.

Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto de Cafés Especiais, explica que toda a programação da Ficafé 2016 foi pensada com o objetivo de beneficiar os produtores que, durante a feira, terão a oportunidade de conhecer equipamentos modernos de via úmida. Ele lembra que, para investir na produção do café cereja descascado, os cafeicultores precisarão destas máquinas e vários fornecedores estarão presentes no Centro de Eventos de Jacarezinho para atendê-los. “Os produtores poderão fazer visitas guiadas aos estandes, com consultores especializados, para conhecer as máquinas de via úmida e tirar dúvidas”, afirma.

Durante a Ficafé 2016, os participantes também vão conhecer a eficiência de uma tecnologia de baixo custo para processar o café cereja descascado de forma sustentável. Cafeicultores de Congonhinhas, Joaquim Távora e Tomazina, no Norte Pioneiro do Paraná, que participaram de projetos pilotos, estarão no evento para contar quais foram os resultados que tiveram até agora e tirar dúvidas de produtores que tenham interesse em implantar o sistema, que trata a água e os resíduos do processamento e ainda garante uma melhor qualidade dos grãos e alto valor agregado na comercialização.

Abertura

A abertura oficial da Ficafé 2016 será às 10 horas de 26 de outubro, no Centro de Eventos de Jacarezinho, que fica na BR 153, Rodovia Jacarezinho/Cambará, Km 23. Participarão da cerimônia representantes da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) e da Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), parceiros oficiais e realizadores do evento, entre eles o Sebrae/PR, além de autoridades e lideranças do segmento no Paraná e no Brasil. Mais informações sobre a feira podem ser obtidas pelo telefone (43) 9977-0933, pelo e-mail: ficafe@uol.com.br, ou site: http://www.ficafe.com.br/.

Ficafé 2016

A Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) foi criada com o objetivo de ser a vitrine dos cafés especiais produzidos na região. O evento é realizado anualmente em Jacarezinho. Neste ano, a Ficafé ocorre de 26 a 28 de outubro. Durante este período, produtores e compradores de café estarão reunidos para rodadas de negócios, e poderão conferir uma exposição de máquinas e equipamentos para a cafeicultura, degustar cafés especiais, participar de workshops, palestras e estreitar relacionamentos com os membros dessa importante cadeia produtiva.

A Ficafé 2016 é uma realização do Sebrae/PR, Acenpp, Cocenpp, com apoio da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Governo do Paraná, Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Jacarezinho, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Syngenta, BUNN, Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Nucoffee, e Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Vonder e Cocamar. Para conferir a programação completa, acesse www.ficafe.com.br.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.